AnaMaria

Vinho e chocolate? Sommelier explica como harmonizar a bebida e o doce

Profissional dá dicas para não errar na hora de fazer a combinação

Da Redação Publicado em 02/06/2021, às 09h00

Veja como combinar a bebida e o doce - Unsplash
Veja como combinar a bebida e o doce - Unsplash

Nada melhor que terminar uma refeição com um pedaço de chocolate, não é mesmo? Melhor ainda é complementar esse momento com uma taça de vinho. Mas a dúvida que fica quando falamos sobre combinar essa bebida com doces é sempre a mesma: qual o melhor vinho para ser adotados nessas situações? A resposta é: depende, já que o tipo do chocolate fará toda a diferença na hora da harmonização. 

De acordo com a  influenciadora e sommelier Clara Phileto, devemos nos atentar às características do chocolate na hora de escolher o melhor vinho para acompanhar. “Para harmonizar o chocolate com o vinho, devemos levar em consideração seu nível de açúcar e gordura. Quanto mais doce ou gorduroso, mais difícil será a harmonização, pois estas características dificultam a percepção dos aromas.“, explicou a especialista. 

Ela também aproveitou para ressaltar um dos principais erros que podem ser cometidos na hora de harmonizar os dois elementos. 

“Para mim, o pior é tentar harmonizar vinhos com chocolate que tenham forte presença de leite. Mas tenho uma sugestão para aqueles que gostam desse chocolate: escolher um espumante moscatel pode ser uma saída, já que a acidez da bebida limpa as papilas gustativas e ajuda a sentir o sabor do chocolate com mais intensidade e o leite ficaria em segundo plano”, pontuou Phileto. 

Clara Phileto aproveitou para destacar a sua harmonização favorita e indicou como uma das melhores combinações de vinho e chocolate.

“A minha harmonização preferida é chocolate com cacau acima de 60% harmonizado com um bom vinho do porto, que são bastante encorpados, aromáticos e têm um alto teor de açúcar residual. Um chocolate bem forte, com a presença de cacau acima de 80% funciona bem inclusive com vinhos tintos secos com taninos elevados, como os elaborados com a uva Syrah. Alguns desses vinhos apresentam inclusive um aroma forte de chocolate”, indicou a sommelier.