AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / MODA

Couro sintético: veja dicas de como cuidar das suas peças

Alguns cuidados básicos contribuem para a durabilidade de suas roupas

Leka Oliveira Publicado em 03/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 07/07/2020, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você, basicamente, precisa deixar o couro arejar de tempos em tempos. - StockSnap/Pixabay
Você, basicamente, precisa deixar o couro arejar de tempos em tempos. - StockSnap/Pixabay

Entra ano e sai ano, mas se tem uma peça do guarda-roupa que nunca sai de moda, essa é a jaqueta de couro, que é um verdadeiro hit nas temporadas de outono/inverno! Também pudera, além de atemporais, são estilosas, muito versáteis e excelentes para aquecer durante a época mais fria do ano.

No entanto, o que fazer quando aquela peça maravilhosa que simplesmente começa a se desfazer? Vale lembrar que, apesar de terem preços mais acessíveis, as opções sintéticas apresentam menor durabilidade e podem rasgar ou esfarelar com o uso facilmente.

Pensando nisso, separei algumas dicas para que a sua peça tenha uma durabilidade melhor e maior. Confira na sequência e cuide bem das suas roupas para que elas possam ser usadas durante muitos invernos!

DEIXE RESPIRAR

jaqueta de couro tomando ar

Crédito: Hans Braxmeier/Pixabay

Ao usar as suas peças de couro preferidas, como aquela calça ou jaqueta, você contribui para a sua ventilação, o que é ótimo. Não teve a oportunidade de usar? Neste caso, a dica é deixar a peça respirar em um ambiente aberto por pelo menos um dia a cada três meses.

PROTEJA

Evite guardar esse tipo roupa dobrada especialmente se o material da jaqueta foi sintético, pois marca com muita facilidade e pode rasgar exatamente no local da dobra. Além disso, procure guardar as roupas penduradas e de preferência em cabides de madeira ou de plásticos largos. Esse tipo de providência evitar a deformação das peças. Outro aspecto importante é guardar em locais arejados - o que protege de mofos e possíveis manchas - e não usar capas de plásticos. Em vez disso, prefira capas feitas em TNT, que protegem sem abafar e estragar as peças.

LIMPANDO O COURO

jaqueta de couro
Crédito:Andrey Shabaev-Markin/Pixabay e Daniel Soares

Em geral, a limpeza das peças pode ser realizada com um pano de algodão limpo e úmido. Para complementar, você pode utilizar produtos específicos vendidos por algumas marcas para este fim. Atenção: elas não podem ser lavadas como outros tecidos, pois podem se desfazer e estragar. Se precisar de uma limpeza mais profunda e completa, a sugestão é buscar ajuda profissional, em uma lavanderia especializada, o que garantirá sua peça limpinha, cheirosa e hidratada.

HIDRATE, HIDRATE, HIDRATE

jaqueta de couro

Crédito: Pascal Le Lay/Pixabay 

Crédito: Reprodução Pinterest

A durabilidade é mantida com cuidados ao guardar, limpar e hidratar as suas peças. No caso das de couro, ou mesmo as de materiais sintéticos, a hidratação é fundamental, para garantir garantir o toque macio por mais tempo. Para hidratar, você pode usar produtos específicos prontos, óleo de amêndoas ou até hidratantes corporais sem corantes para não manchar.

CURIOSIDADE

O couro legítimo está protegido por lei (Lei 4.888) e é passível de crime comercializar um produto chamado de “couro sintético”, de “couro ecológico” ou outras nomenclaturas similares.

Agradecimentos - Produção Foto Leka Oliveira: Projeto Revele/Daniel Soares e Makeup Gilza Cunha

LEKA OLIVEIRA Consultora de estilo, apresenta dicas de moda, multiplicação de looks, truques de estilo, tendências de moda, inspirações e muito mais no site de AnaMaria. A ideia do conteúdo é algo mais voltado para o consumo consciente, com moda acessível à maioria das mulheres. Instagram: @lekaoliveira__ e @revistafashionline