AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Look malhação: beleza e conforto

Na hora de montar o visual para se jogar na academia, aposte em peças arejadas e que facilitem seus movimentos

Júlia Arbex Publicado em 04/07/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Look malhação: beleza e conforto - AgNews
Look malhação: beleza e conforto - AgNews
A roupa mais adequada
Diferentemente do que muita gente acredita, escolher a peça certa para malhar é superimportante. “A vestimenta precisa dar conforto, liberdade de movimentos e sustentação para determinadas regiões do corpo, além de manter a temperatura corporal em níveis satisfatórios, evitando problemas como pressão baixa”, explica Fernando Torres, especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício.

O tecido ideal
Poliamida: considerada a mais nobre das fibras sintéticas. “É um tecido muito resistente, com baixa absorção de umidade, além de dar flexibilidade e ser aconchegante”, diz Marcos Maruyama, especialista em fisiologia do exercício. Poliéster: bastante resistente, possui secagem rápida e (que maravilha!) não amassa. Quer mais? Entre as fibras sintéticas essa é a mais barata.

Escolhendo o topo perfeito
A sustentação dos seios previne lesões nos ombros, pescoço e coluna. O ideal: usar top de alta compressão e sustentação, especialmente para exercícios de impacto, como corrida ou crossfit. Quem tem seios grandes deve optar por um modelo que encaixe perfeitamente as mamas, com alças largas e do tipo nadador. Já quem tem próteses nos seios deve escolher uma peça mais maleável, para não apertar a região.

Legging, short, saia...
O único cuidado a ser tomado com as roupas que vestem a parte de baixo do corpo está relacionado aos tecidos muito claros, especialmente os brancos. “Dependendo da qualidade, podem ficar transparentes com o suor”, diz Torres. O uso de bermudas, shorts ou shorts-saia pode ser uma excelente alternativa, especialmente quando se trata dos que têm um revestimento de sustentação internamente.

Pode malhar de casaco?
Em ambientes frios ou ao ar livre, recomenda-se agasalho para manter a temperatura corporal constante. Mas dispense-o em dias ou ambientes quentes. “Há quem faça isso para transpirar mais e perder peso. Na verdade, a pessoa perde água e sais minerais, e não gordura”, esclarece. Além disso, o desconforto causado pelo calor vai reduzir a intensidade e/ou duração do exercício, diminuindo o gasto calórico.


Dicas
Roupas muito apertadas prejudicam a circulação sanguínea e limitam os movimentos. 

Use meias de algodão. “Este tecido ajuda a absorver melhor o suor, diminuindo o atrito com o tênis, além de evitar maus odores”, finaliza Torres.