AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Chic!

O Mule está em alta, saiba como combinar o look com o sapato

A versão repaginada dos mule, sapatos abertos na parte de trás ressurgiu com força e ganhou novas versões, primando pela praticidade, conforto e estilo

Karla Precioso Publicado em 15/01/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sapato Mule está em alta - Instagram/@monstera
Sapato Mule está em alta - Instagram/@monstera

Você se lembra ou já ouviu falar do sapato mule? Pois bem, ele fez bastante sucesso nos anos 1950, retornou na década de 1980 e agora está tendo seu momento de glória novamente. O motivo para isso é que, mesmo não sendo uma unanimidade entre as mulheres, este modelo é um clássico da moda. Quer ver só?

Em meados do século passado, a atriz Marilyn Monroe apareceu nas telonas de cinema usando um sapato mule. Resultado: logo o acessório virou febre. Mas isso não aconteceu simplesmente porque a artista estadunidense foi filmada com o calçado. O fator beleza e conforto também atraíram as consumidoras.

Hoje em dia, modelos, atrizes, cantoras e várias outras celebridades se renderam ao modelo e vivem mostrando seus looks nas redes sociais. Porém, não só as famosas podem arrasar com esse sapato. Você também pode exibir um visual elegante nas ruas da cidade. Descubra como com as dicas da Usaflex.

O QUE É?

O mule é um calçado com a parte do calcanhar aberta e a da frente totalmente coberta,
mas essa descrição não basta, afinal o mesmo pode ser dito para os tamancos. Então, para percebermos claramente a diferença entre um modelo e outro, vamos fazer uma breve viagem ao passado.

O tamanco, também conhecido como clog, é um calçado de origem holandesa com sola de madeira,
a parte superior de couro e tem salto. Ele foi criado na Idade Média para proteger e aquecer os pés dos camponeses. Já o sapato mule foi inventado pelo rei Luís XV e era usado pelos nobres franceses. A peça tinha um design diferente do tamanco holandês, pois era ornamentadocom tecidos caros e, dessa
forma, os poderosos podiam se diferenciar dos trabalhadores. Então, sim, o clássico mule –
usado majoritariamente por mulheres nos dias de hoje – já foi um sapato masculino. Mais
ainda, ele já foi um item de luxo que representava o status de quem o vestia. Com o passar do tempo é que o acessório se tornou acessível ao público feminino e aos “plebeus”.

COMO USAR?

A versatilidade do calçado torna-o perfeito para qualquer estação. Seja no inverno ou no verão, ele é uma tendência capaz de transformar looks e criar composições incríveis. Mas atenção: ele precisa ser mostrado, ficar aparente. Por isso, opte por combinar com saias midi ou curta, shorts descolados ou calça cropped capri. Versátil, a tendência do momento é capaz de deixar qualquer produção mais sofisticada. Veja algumas ideias:

PARA O DIA A DIA
Opte por um modelo sem salto,que substitui a sapatilha ou mocassim.

PARA UM VISUAL MAIS ARROJADO E DESCOLADO
Escolha modelos com detalhes metalizados e texturas diferenciadas.

PARA IR AO TRABALHO

Opções de bico fino são ideais. De quebra, ainda ajudam a ‘alongar’ o corpo.

PARA ARRASAR NAS FESTAS
Mules de salto são ótimas. Aposte nos modelos com salto mais grosso, que dão um ar estiloso ao look clássico. Em caso de festas muito formais, prefira modelos com salto fino e aplicações de pedraria. Eleja
tons mais neutros para um visual clean.

MODELO REPAGINADO

O calçado não só se tornou acessível, como também foisendo remodelado. Os modelos originais, utilizados pelo rei da França, tinham um bico pontudo (parecido com um escarpim), saltos quadrados e muito brilho. Atualmente, o mule feminino possui variações que agradam a todos os estilos.