AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Estilo

Quer variar as composições e usar botas sem medo? Veja essas 5 dicas

Baixinha, altinha... Independentemente da altura, o calçado é para todas. Consultora de imagem e estilo comprova!

Karla Precioso Publicado em 04/09/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À medida em que a temperatura cai, esse tipo de calçado sai do armário e passa a protagonizar os looks - Tomas Lundahl/ Unsplash
À medida em que a temperatura cai, esse tipo de calçado sai do armário e passa a protagonizar os looks - Tomas Lundahl/ Unsplash

Mostrando que não existe limites para a moda, Karen Furtado, consultora de imagem e estilo, parceira da Piccadilly, listou cinco truques de styling para valorizar as composições com as botas de cano longo. Isso porque, à medida em que a temperatura cai, esse tipo de calçado sai do armário e passa a protagonizar os looks para os dias frios. 

Apesar de ser sinônimo de elegância e sofisticação, os modelos de cano alto podem causar insegurança para as mais baixas, pois existe o receio de que o calçado não valoriza a estatura. Ledo engano! Não importa se você é altinha ou baixinha: toda mulher pode (e deve) usar! 

“É preciso deixar claro que não há barreiras para a moda. Sempre conscientizo as mulheres de que elas podem usar absolutamente tudo o que quiserem, basta estarem atentas aos detalhes e aplicarem truques que valorizam o visual’’, ressalta a especialista. Vem ver as dicas que comprovam que mulher de estatura baixa arrasa com bota, sim!

1. DEIXE A PELE À MOSTRA
Um dos truques mais utilizados para ‘’disfarçar’’ a estatura, é deixar a pele à mostra, com cuidado para não criar um visual vulgar. ‘’Quando apostamos em peças com decotes e detalhes em fendas, por exemplo, a primeira impressão visual é direcionada para a parte do corpo que está em evidência, o que desvia a atenção central das botas’’, explica.

2. MARQUE A CINTURA
Aposte em looks que marcam a cintura. ‘’Vestidos com amarrações, cintos e jaquetas croppeds são ótimos exemplos. Ao marcarmos a silhueta, fazemos com que nossas pernas visualmente pareçam mais longas’’, destaca.

3. PREFIRA OS LOOKS MONOCROMÁTICOS
Opte por looks monocromáticos que sigam a mesma cor da bota. ‘’Qualquer composição monocromática traz um efeito de alongamento. Isso porque não gera barreiras visuais, ou seja, nossos olhos percorrem o look sem parar, de cima abaixo’’, diz.

4. ATENTE-SE ÀS PROPORÇÕES VISUAIS
É preciso pensar em proporções ideais para os looks. ‘’Equilibrar o visual é fundamental para criar o efeito longilíneo desejado. Trazer peças de roupas mais pesadas e estruturadas para a parte de cima da composição, como casacos compridos, ou investir em acessórios, como maxi brincos e colares longos, são ótimas opções para criar um visual único e desviar a atenção central das botas’’, exemplifica.

5. INVISTA EM TECIDOS E TEXTURAS
Tecidos e texturas são detalhes que fazem a diferença nas produções. Além de garantirem um visual mais interessante, são ideais para distribuir pesos visuais. Pautada nisso, a consultora indica a meia-calça como grande aliada na hora de compor o look. 

‘’Podemos encontrar uma variedade gigante de cores,  texturas e até estampas e tons complementares e próximos ao look. Aposte também em modelos com texturas, com um vestido preto e um casaco de couro, garantindo um ar fashion e despojado’”, indica.

SE A IDEIA É USAR BOTA CANO CURTO COM CALÇA PANTACOURT
Usar uma calça pantacourt com uma bota de cano curto plataforma vai deixar os seus tornozelos mais longos. Isso faz com que a sua figura fique melhor distribuída e o foco fique menos centralizado. Aposte em calças texturizadas, coloridas, listradas ou com estampas quando optar por botas pretas ou marrons menos chamativas. 

O look fica perfeito para trabalhar ou até mesmo para um encontro. Se a bota é clara, use e abuse do contraste. Claro embaixo com escuro em cima também alonga e fica ainda melhor com botas de ponta ou bico fino. 

Uma calça reta mais soltinha e que termine na canela fica ótimo, principalmente com as botas mais finas e elegantes. Procure, no entanto, calças com a cintura alta, pois elas dão um efeito melhor e valorizam mais as curvas.

ACESSÓRIO ESSENCIAL NO GUARDA-ROUPA
A bota de cano longo é um acessório essencial no guarda-roupa de toda mulher, pois, além de ser democrática, ela ajuda a esquentar nas baixas temperaturas. O calçado é um clássico e uma peça bem democrática, já que combina com vários estilos e, para ser considerada de cano alto, é necessário que ela fique, no mínimo, dois dedos abaixo do joelho.