AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / MODA

Zuzu Angel é homenageada em animação sobre sua vida e carreira; assista

Estilista mineira conquistou o mundo com seus bordados, rendas e estampas divertidas

Da Redação Publicado em 29/06/2021, às 11h11 - Atualizado às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zuleika completaria 100 anos em junho de 2021 - Ilustração de Zuzu Angel - Openthedoor Studios (todos os direitos reservados)
Zuleika completaria 100 anos em junho de 2021 - Ilustração de Zuzu Angel - Openthedoor Studios (todos os direitos reservados)

Zuleika Angel, conhecida como Zuzu, foi uma das estilistas mais revolucionárias da moda brasileira, conquistando espaço fronteira afora. Nascida em junho de 1921, em Curvelo (MG), a brasileira foi tema de uma animação produzida pelo site Aventuras na História, em parceria com a especialista em História da Moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação. 

Zuzu sempre gostou de costurar e encontrava inspiração nas belezas nacionais, especialmente em representação ao Nordeste e ao cangaço, para criar rendas, bordados e estampas que acabaram ganhando o mundo. Além disso, a fauna e flora do Rio de Janeiro também tinham presença constante em suas criações inovadoras. 

Durante a ditadura militar, período em que seu filho desapareceu, a estilista lançou uma coleção que pedia por liberdade e até chegou a organizar um desfile-protesto em Nova York. Essa foi mais uma das vezes que Zuzu Angel não teve medo de lutar pelo o que acreditava e revolucionou a indústria da moda. 

A estilista morreu em 14 de abril de 1976, aos 54 anos, após sofrer um acidente de carro durante a madrugada. Entretanto, seu legado e contribuições ficarão eternizados pela memória dos fãs e, recentemente, através da animação ‘Zuzu Angel’. Lançada após exatos 100 anos do nascimento da estilista, a homenagem transforma sua a vida e carreira em arte. Confira!