AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / FELIZ ANIVERSÁRIO!

Lima Duarte completa 94 anos: relembre os personagens icônicos do ator nas telinhas

Lima Duarte faz aniversário nesta sexta-feira (29); confira os papéis marcantes do ator

Lima Duarte completa 94 anos - Reprodução │Instagram
Lima Duarte completa 94 anos - Reprodução │Instagram

Ariclenes Venâncio Martins, conhecido pelo nome artístico de Lima Duarte, é um dos mais célebres artistas brasileiros. Diretor de novelas, radialista, dublador, apresentador e locutor, Lima Duarte se consagrou como ator. 

Nesta sexta-feira (29), o ator completa 94 anos. Filho de um boiadeiro e uma artista de circo, nasceu em 1930 no município de Sacramento, no Estado de Minas Gerais. Chegou em São Paulo de carona em um caminhão que transportava mangas na década de 40. 

Antes de brilhar na televisão, exerceu diversas funções na rádio: foi sonoplasta e radioator.  Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, ‘Sua Vida Me Pertence’, exibida pela extinta TV Tupi de 21 de dezembro de 1951 a 8 de fevereiro de 1952, escrita por Wálter Forster, ator e pioneiro na televisão, meio de comunicação que era a grande novidade da década. 

Ao longo da carreira, ele colecionou papéis que marcaram a teledramaturgia do país. Relembre alguns dos personagens inesquecíveis interpretados por Lima Duarte

Zeca Diabo — ‘O Bem-Amado’, 1973

Lima Duarte completa 94 anos
Reprodução│TV Globo

Exibida na faixa das dez pela TV Globo de janeiro a outubro de 1973 em 178 capítulos. No folhetim escrito por Dias Gomes, José Tranquilino da Anunciação, conhecido pela alcunha de Zeca Diabo, é um matador de aluguel aposentado e arrependido de seus crimes. 

Zeca é trazido à pequena Sucupira pelo ganancioso prefeito Odorico Paraguaçu, que decide inaugurar um cemitério na cidade, e acredita que a morte de um morador pode coroar o evento. 

Sinhozinho Malta — Roque Santeiro 1985 

Lima Duarte completa 94 anos
Reprodução│TV Globo

“Tô certo ou Tô errado?”: Lima Duarte foi responsável por popularizar um dos bordões mais reproduzidos da teledramaturgia.

Na trama escrita por Dias Gomes e exibida pela TV Globo de junho de 1985 a fevereiro de 1986, Sinhozinho Malta é o todo-poderoso fazendeiro da cidade fictícia Asa Branca. 

Malta é um dos moradores da cidade que explora a imagem de Roque Santeiro (José Wilker), que se tornou lenda na região após supostamente morrer para salvar Asa Branca dos capangas do perigoso Navalhada (Oswaldo Loureiro).

Sassá Mutema — ‘O Salvador da Pátria’, 1989

Lima Duarte completa 94 anos
Reprodução│TV Globo

Escrita por Lauro César Muniz e transmitida pela TV Globo, ‘O Salvador da Pátria’ conta a história do ingênuo e simplório boia-fria Salvador da Silva, o Sassá Mutema. 

Na trama, o corrupto deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, escolhe Sassá para casar com sua amante Marlene (Tássia Camargo) e desviar as acusações do adultério que ameaça a sua imagem política.

Zé Bolacha — ‘A Próxima Vítima’, 1995

Lima Duarte completa 94 anos
Reprodução│TV Globo

A novela de Silvio de Abreu marcou a história da televisão brasileira. O mistério do assassino do Opala preto foi o fio condutor da história. Na trama, dez personagens são vítimas do assassino.

Zé Bolacha é o simpático e misterioso caminhoneiro e patriarca da família Mestieri. O personagem interpretado por Lima Duarte é pai de Juca (Tony Ramos), avô de Yara (Georgiana Góes) e Tonico (Selton Mello), cunhado de Nina (Nicette Bruno) e de Vitinho (Flávio Migliaccio). 

Amante de Guimarães Rosa, o chofer se envolve com Irene (Vivianne Pasmanter), pelo menos 40 anos mais nova do que ele. 

Dr. Afonso Lambertini — ‘Da Cor do Pecado’, 2004 

Lima Duarte completa 94 anos
Reprodução│TV Globo

Exibida pela TV Globo na faixa das sete, na trama escrita por João Emanuel Carneiro, Afonso é um homem de sucesso, mas carrega um segredo. O empresário teve dois filhos com Edilásia (Rosi Campos) uma antiga empregada da família: Paco e Apolo (Reynaldo Gianecchini). Por não poder ter filhos com sua esposa, Afonso forçou Edilásia a entregar um dos bebês, Paco.  

Um homem de princípios morais rígidos que construiu um império empresarial. Após perder sua esposa, Afonso concentrou todo seu amor e atenção em Paco, acreditando ser seu único filho. A suposta morte de Paco o deixou devastado, mergulhando em solidão e culpa por nunca ter expressado seu amor pelo filho.

Leia mais:

Lima Duarte se emociona ao falar dos 73 anos da TV brasileira

Lima Duarte revela que deu o primeiro beijo gay na TV: ''Uma grande cena''