AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / Entenda

‘Pantanal’ tem queda na audiência e espera reverter situação

Tanto a programação da Globo quanto a trama corrente no folhetim foram responsáveis pela queda

Da Redação Publicado em 25/06/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A novela tomará novos rumos e espera retomar audiência perdida - TV Globo
A novela tomará novos rumos e espera retomar audiência perdida - TV Globo

‘Pantanal’perdeu audiência nas duas últimas semanas. Parte disso se dá pela programação da Rede Globo, que voltou a televisionar o futebol às quartas-feiras, mas a trama atual do folhetim também não vem agradando parte do público.

A crescente audiência da novela sofreu um corte e regrediu aos índices do começo de maio. Na última semana, não superou os 30,0 pontos de média na Grande São Paulo, principal mercado do país, sendo a primeira vez que isso acontece em seis semanas.

Duas razões estão por trás dessa queda. A primeira delas é a volta do futebol às quartas-feiras, que faz com que a novela seja televisionada mais cedo. Isso resultou na perda de mais de 17% da audiência do folhetim.

Comparando a audiência dos dias 25 de maio e 22 de junho, mais de 400 mil residências paulistas deixaram de estar sintonizadas na Globo durante ‘Pantanal’.

Outro fator que influenciou a baixa nos índices é a atual história do folhetim. De acordo com uma pesquisa no Notícias da TV, 33% de seus leitores acreditam que o maior problema seja o atual flerte entre Juma (Alanis Guillen) e José Lucas (Irandhir Santos), enquanto 19% atribuem isso às repetições na trama.

MUDANÇAS

Espera-se que a onda de queda seja revertida e ‘Pantanal’ retome a alta na audiência. Isso porque a história da novela promete muita emoção a partir da próxima segunda-feira (27).

O Velho do Rio (Osmar Prado), um dos personagens mais queridos e comentados da trama, vai passar por maus bocados. A entidade se transformará em cobra para punir um fazendeiro que inciendiará a mata para devastá-la, mas terminará ferido pelo fogo. O capítulo mostrará o sofrimento dos animais em queimadas e como centros de reabilitação e bombeiros têm um trabalho difícil nessas regiões.

Em seguida, a entidade buscará a ajuda de Juma para curar seus ferimentos. A menina-onça, que já o viu tratar outras pessoas com beberagens, conseguirá ajudar o amigo - ou será que não? O futuro do ser místico só será revelado no final da novela. No entanto, cenas vão desvendar como o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) se tornou um homem-cobra e protetor do ‘Pantanal’.

Outra coisa que pode chamar a atenção dos espectadores do folhetim são os novos casais que se formarão na trama: Marcelo (Lucas Leto) e Guta (Julia Dalavia) iniciarão um romance proibido, já que ambos são, supostamente, filhos de Tenório (Murilo Benício). Além deles, Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater) são se envolver, transar e engravidar de um "bebê-diabo".

Casais antigos também vão reatar nas telinhas, como Juma e Jove (Jesuíta Barbosa). A Marruá voltará com o carioca e perderá a virgindade com o amado. E também, para surpresa de todos, ela decidirá que quer ter um filho.