AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / TV

Sucesso em 'Pantanal', Maria Bruaca sofre vários tipos de violência; entenda

Personagem Maria Bruaca sofre três tipos de violência contra a mulher

Isabella Placeres, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 25/05/2022, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Bruaca sofreu várias violências do marido em 'Pantanal'. - TV Globo
Maria Bruaca sofreu várias violências do marido em 'Pantanal'. - TV Globo

É inegável que um dos grandes destaques da trama de 'Pantanal' é a personagem Maria Bruaca, interpretada brilhantemente pela atriz Isabel Teixeira. Além de seu núcleo ser um dos mais dramáticos na história, ele ainda aborda alguns tipos de violência que as mulheres sofrem.

Casada com Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca só se dá conta dos problemas de seu casamento quando a filha, Guta (Julia Dalavia), retorna para casa e ajuda a mãe a enxergar a realidade, que inclui uma segunda família do marido. Mas, além disso, o marido é estúpido e grosseiro com ela, a tratando como uma empregada doméstica.

O próprio apelido pejorativo que ela ganhou - Bruaca - já tem a intenção de humilhar a mulher. Uma das cinco definições possíveis do termo, segundo o dicionário Houaiss, é “mulher idosa e feia”. Por si só, o apelido dado à personagem já configura um tipo de violência, a moral, que é definida como “qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria”.

E essa é só uma das formas de intimidação que ela sofre na mão de Tenório. De acordo com o Instituto Maria da Penha, é possível identificar outros 2 tipos de violência contra a mulher que Maria Bruaca sofre na trama. Entenda cada uma delas na sequência:

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL

Ela é entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

No caso da personagem, Maria casou grávida com Tenório e, embora fosse filha de um cafeicultor muito próspero, viu suas terras ficarem devastadas após uma grande geada. Com a morte do sogro, Tenório vendeu a herança dela e tornou a personagem um grande fardo para o marido.

Quanto mais ele viajava sozinho por esse país, mais culpada ela se sentia. E se submetia a tudo sem imaginar que o marido tinha outra família em São Paulo.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Entre outras questões, a personagem não podia nem se sentar à mesa com a família para jantar. A realidade de Maria era aquela casa e ela acreditava neste casamento. Todas as suas crenças acabaram sendo as que o marido passou para ela.

Se você passa por isso ou conhece alguma mulher nesta situação. LIGUE 180,  que é um canal que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência.