AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Pets / ELES MERECEM!

Companheiro único e especial: 6 motivos pra adotar um gato preto

Felinos encantadores e injustamente estigmatizados: adotar um gato preto oferece benefícios para ambas as partes

Os gatos pretos são maioria nos lares de adoção. - Foto: Freepik
Os gatos pretos são maioria nos lares de adoção. - Foto: Freepik

Quer adotar um gato preto? A boa notícia é que dificilmente você terá concorrência ou dificuldade. Na verdade, isso ocorre por um dado alarmante: eles representam 21% dos pets para adoção, segundo pesquisa do Grupo Petlove com 18 ONGs de proteção animal entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

O motivo para a baixa procura é um antigo estigma contra os gatos, principalmente os de coloração escura. Na Idade Média, acreditava-se que os felinos eram bruxas disfarçadas. Na teoria, obviamente infudada, as tais feiticeiras se transformavam à noite para caçar e fazer bruxarias.

O preconceito deixou graves sequelas na população. Teorias apontam que, no passado, a caçada aos bichanos e a redução de sua população facilitou a proliferação de ratos — consequentemente, também na Peste Negra. A doença, transmitida pelos roedores, dizimou um terço da população europeia em cerca de seis anos (entre 1347 a 1353).

por que adotar um gato preto
Os gatos são autênticos predadores e podem ajudar no controle de pragas. - Foto: wirestock/Freepik

Só que os efeitos do preconceito não ficaram restritos ao séculos passados. Na prática, alguns persistem até hoje. Infelizmente, alguns ainda creem na falsa ideia de que os gatos pretos são amaldiçoados e carregam má sorte, além de serem associados à bruxaria e símbolo do Halloween.

Por isso, são alvo de preconceito, vítimas de maus-tratos, como agressões e tortura, rituais religiosos e até a morte. Além disso, são os que têm menos chance de encontrar um lar e uma família. Só que nenhuma dessas crenças faz sentido. Ou seja, não há porque não adotar um gato preto.

Quer alguns exemplos? A seguir, você encontra 6 motivos para adotar um gato preto

1- Azar? Não! Sorte.

A superstição mais conhecida relaciona os gatos pretos à má sorte. Porém, outros lugares do mundo defendem justamente o contrário. Como exemplo, no Reino Unido e na Ásia, os animais são responsáveis por trazer sorte. Na Escócia, um gato preto no alpendre é ligado à prosperidade.

No Egito Antigo, seu significado é ainda mais positivo. Os gatos pretos eram considerados sagrados e, por isso, eram cuidados e adorados. Bastet, deusa egípcia da fertilidade e do amor, era representada por uma mulher com várias partes do corpo do felino.

Ou seja, são crenças culturais. E já que é para acreditar em alguma, por quê não na positiva?

2- Mais resistentes à FIV

Ver seu bichinho de estimação sofrendo com doenças é péssimo, não é? Até nisso, os gatos pretos sobressaem. Estudos e pesquisas apontam que os gatos pretos são mais resistentes à FIV, o vírus da imunodeficiência felina, que se assemelha ao HIV nos humanos.

Check-up, alimentação balanceada e mais: saiba como manter seu gato saudável

3- Gato preto tem um dia próprio

É isso mesmo, os felinos de coloração escura têm um dia próprio. Na verdade, não só um, são três. Em 17 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Gato Preto. A data foi criada pelo protetor de animais Wayne H. Morris, em homenagem à Sinbad, gatinha preta de sua irmã.

Já o dia 27 de outubro é marcado pelo Dia do Gato Preto. A data foi escolhida pela proximidade com o Halloween (31 de outubro), a fim de conscientizar e evitar ações contra os bichanos. No Brasil, o Dia Nacional do Gato Preto é comemorado no dia 17 de novembro.

4- Variedade de raças

Os gatos pretos não formam uma raça específica. Porém, há diversas raças que possuem a coloração escura. Entre elas, está o Gato Persa, Gato Exótico, Maine Coon, Gato de Pelo Curto Inglês e o Angorá. Há também o Bombaim, que chama atenção pela semelhança com a Pantera. Além dos animais de raça, outras figurinhas conhecidas são os SRD (sem raça definida), popularmente conhecidos como vira-latas. 

5- Raros

No Brasil, os gatos siameses e os semelhantes ao famosos de desenhos animados, como os pretos com manchas brancas e amarelinhos, como Frajola e Garfield, são muito queridos. Isso faz com que eles sejam mais buscados e, consequentemente, sejam mais comuns.

6 motivos para adotar um gato preto
A convivência com animais domésticos é benéfica para os humanos. Foto: cottonbro studio/Pexels

Por que não ir no caminho contrário e adotar um companheiro de quatro patas mais raro? Neste caso, o destaque fica por conta dos gatos pretos, que ainda são maioria entre os disponíveis para adoção e minoria nos lares brasileiros. Adotar um gato preto significa adotar um companheiro único e especial.

6- Proteção dos gatos

Gatos pretos ainda são vítimas de preconceito e violência. Por isso, precisam de proteção. E onde ele estaria mais protegido do que sob sua supervisão? Pois é, adotar um gato preto ajuda a protegê-lo de pessoas ignorantes e maldosas, além de oferecer todo o amor e carinho que ele merece.

Por fim, mas não menos importante, a principal delas: são gatos. Quer motivo melhor que esse? Os gatos pretos oferecem todas as características dos demais da espécie. São brincalhões, carinhosos e afetivos com os donos. Mas também são muito independentes e, claro, predadores — o que afasta pragas da sua residência.

Leia também

Saúde preventiva de pets: quais exames fazer em cada fase da vida deles

Comportamento felino: 5 coisas que os gatos não gostam que pessoas façam