AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

‘Amor de Mãe’: relembre os principais acontecimentos da primeira parte da novela

Trama voltará ao ar em versão compacta a partir do dia 1º de março

Ives Ferro Publicado em 27/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo vivem as protagonistas Thelma, Lurdes e Vitória, em 'Amor de Mãe' - João Cotta/Globo
Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo vivem as protagonistas Thelma, Lurdes e Vitória, em 'Amor de Mãe' - João Cotta/Globo

Paralisada há quase um ano por conta da pandemia de coronavírus, ‘Amor de Mãe’ retornará à tela da Globo no próximo mês. A partir do dia 1º de março, o folhetim de Manuela Dias passará a dividir a faixa das 21h com a reta final da reprise de ‘A Força do Querer’.

A história de Lurdes vai retornar de seu início, em uma versão compacta de 12 capítulos, com os principais acontecimentos dos 102 capítulos que foram ao ar entre 25 de novembro de 2019 e 21 de março de 2020. A ideia é que o público relembre a história e se prepare para os episódios inéditos, que começam em 15 de março.

Para quem não se lembra muito bem de ‘Amor de Mãe’, AnaMaria Digital separou um resumo com tudo que já aconteceu, para você não se perder. Confira!

LURDES

(Foto: Globo)

A história central de ‘Amor de Mãe’ gira em torno de Lurdes (Regina Casé), e sua busca pelo filho desaparecido, Domênico. Anos atrás, no Rio Grande do Norte, seu marido vendeu o bebê mais novo a uma mulher que comercializava crianças no Rio de Janeiro. Ao saber, Lurdes matou o homem e fugiu com seus outros três filhos, Érika, Magno e Ryan, para a cidade maravilhosa.No caminho, acabou encontrando uma bebê abandonada, que adotou e deu o nome de Camila (Jéssica Ellen).

Nos dias atuais, Lurdes vai trabalhar como doméstica na casa de Vitória (Taís Araújo). A potiguar contrata um detetive para ajudá-la a encontrar Domênico e chega até Katia (Vera Holtz), a mulher que comprou seu filho. À beira da morte, a aliciadora revela, antes de morrer, que o herdeiro de Lurdes agora é Sandro (Humberto Carrão) e está preso.

Com a ajuda de Vitória, Lurdes consegue tirar seu suposto filho da cadeia e o abriga em casa, mas alguns capítulos adiante fica claro que ele não é Domênico, e sim o filho de Vitória (Taís Araújo) com Raul (Murilo Benício). Depois, em outra viagem ao Rio Grande do Norte, Lurdes se despede da mãe, que morre, e é apresentada à Rita (Mariana Nunes), que diz ser mãe biológica de Camila. A mulher volta para o Rio de Janeiro com Lurdes para tentar conquistar a filha.

Na capital carioca, Rita conta à Lurdes que conhece Eudésio, um enfermeiro que ajudava Kátia no esquema de venda das crianças. À essa altura, Thelma (Adriana Esteves) já sabe que Danilo (Chay Suede), seu filho, é Domênico. Ela faz de tudo para atrapalhar as investigações de Rita, chegando até a suborná-la. A mãe biológica de Camila desmascara Thelma e ameaça contar tudo para Lurdes, mas morre atropelada pela personagem de Adriana Esteves.

THELMA

(Foto: Globo)

A história de Thelma se cruza com a de Lurdes no Rio de Janeiro. Em um dia quente, a empresária desmaia na rua e é socorrida pela doméstica. No hospital, Thelma é diagnosticada com um aneurisma cerebral, que confidencia apenas à Lurdes e pede segredo para a notícia não chegar até seu filho, Danilo (Chay Suede).

Thelma ainda é vítima das armações de Álvaro (Irandhir Santos), que quer comprar o restaurante dela para seus negócios pessoais. Ela, entretanto, reluta contra as propostas e enfrenta desde sabotagens à ameaças. Vitória é contratada por Álvaro para renegociar a venda, mas nada adianta.

Depois de pedir emancipação da mãe, Danilo passa a trabalhar em outro restaurante e conhece Camila (Jéssica Ellen), filha adotiva de Lurdes. Os dois vivem um romance e Thelma, desesperada para ser avó, sabota os preservativos do filho contra a vontade do casal em ter um bebê. Camila chega a engravidar, mas perde a criança após um acidente e torna-se estéril.

Thelma, então, decide servir de barriga de aluguel e gera o filho de Danilo e Camila. Durval (Enrique Diaz), um antigo amor da empresária, teme pela saúde de Thelma e do bebê por conta do aneurisma. Ele revela a Danilo a doença da mãe. Mesmo assim, tudo ocorre bem e a criança nasce, sendo batizado de Caio.

Camila começa a questionar sobre a paternidade biológica de Danilo e Thelma decide contar que ele é adotado, além de contratar uma mulher para se passar por mãe dele. Mais tarde, na festa de aniversário de Lurdes, Thelma vê uma foto de Domênico criança e reconhece que Danilo é o filho perdido da amiga. Ela decide atrapalhar Rita na busca por respostas para Lurdes, suborna a mulher e, como ela recusa as chantagens, a mata atropelada.

VITÓRIA

(Foto: Globo)

Vitória contrata Lurdes para trabalhar de empregada em sua casa. A advogada atende Álvaro, dono da PWA, mas não concorda com os valores do cliente. Ela entra no processo de adoção para ficar com o jovem Tiago e realizar o sonho de ter um filho. Tudo ocorre bem e ela finalmente leva o menino para casa.

Vitória se envolve com Davi (Vladimir Brichta), ativista que atua contra a PWA, e engravida dele após uma noite juntos. Ela ainda dá emprego a Sandro, filho de Lurdes, que se torna seu motorista. O ex-presidiário é quem a ajuda no parto de emergência dentro do carro. Vitória dá à luz uma menina.

A relação da advogada e Raul (Murilo Benício) também vem à tona. Vitória se arrepende de tudo e revela ao homem que, no passado, quando os dois namoravam, ela engravidou e vendeu o bebê para Kátia. Ela procura a mulher, à essa altura morta, para saber do paradeiro de seu filho biológico. Assim, descobre-se que Sandro é seu filho. Ele vai morar com o pai.

A advogada rompe seus contratos com Álvaro, que trama contra ela e a deixa pobre. Sem saída, ela vende seu apartamento luxuoso e passa a viver da costura. Raul decide se casar com ela e eles passam a viver juntos com Sandro, Tiago e a bebê na casa do empresário.

ÁLVARO E BETINA

(Foto: Globo)

Álvaro é dono da PWA e faz de tudo para ampliar a empresa, inclusive ameaçar Thelma e atacar a escola onde Camila dá aulas. Seu principal rival é Davi, um ativista ambiental. Ao descobrir que Amanda (Camila Márdila), sua secretária, ajuda Davi, ele contrata Belizário (Tuca Andrada) para acabar com a jovem e o pai dela. Ambos morrem. Vinicius (Antônio Benício), filho de Raul, também é morto a mando dele.

Verena (Maria) é esposa de Álvaro e esconde a verdade sobre sua gravidez. O bebê que ela espera é fruto de um estupro. Ela foi vítima de Genilson, irmão de Betina (Isis Valverde), morto por Magno (Juliano Cazarré). Álvaro Jr. nasce e o vilão, ao saber a paternidade da criança, expulsa a cantora de casa.

Após ver fotos de Verena na casa de sua mãe, a enfermeira Betina desconfia. Quando a ex de Álvaro revela que Genilson é pai de seu filho, Betina a convida para conhecer a família, e a partir daí é revelado que Betina e Álvaro são meio-irmãos. Ela decide reclamar parte da herança na Justiça e se torna sócia da PWA. Betina sofre perseguições de Belizário, a mando de Álvaro, mas consegue escapar e o bandido é preso.

Raul e Álvaro tornam-se rivais na disputa pela presidência da PWA. O marido de Vitória se alia a Betina para eles derrubarem o vilão. No dia da posse de Raul, Davi invade a cerimônia com seus seguidores para protestar e um atirador dispara contra o então presidente da empresa. Álvaro entra na frente e é baleado. Na verdade, tudo era um plano arquitetado e o atirador foi contratado pelo vilão.

Quem também se alia à Álvaro é Leila (Arieta Corrêa), ex-mulher de Magno (Juliano Cazarré). Ela descobre que Davi tem um filho com quem não se dá bem. Álvaro encontra o jovem e o envenena contra o pai.

MAGNO

(Foto: Globo)

Nos primeiros capítulos, o filho mais velho de Lurdes (Regina Casé) se envolve em um crime ao defender uma moça de um estupro e mata acidentalmente o agressor. No decorrer da novela, é revelado que o agressor era Genilson, irmão de Betina; e a vítima, Verena.

Magno cuida de Brenda (Clara Galinari), sua única filha, que tem uma doença que a submete a transfusões de sangue muito recorrentes. É no hospital que ele conhece a enfermeira da menina, Betina, e aos poucos desenvolve uma paixão por ela. Ele ainda convive com os cuidados de sua esposa, Leila (Arieta Corrêa), que está em coma.

Quando a mulher desperta, ela descobre que sua enfermeira “roubou” o marido e faz de tudo para acabar com o relacionamento dos dois, inclusive colocar Brenda contra Betina e fingir estar doente para ter o filho de Lurdes por perto. 

Leila desvenda o mistério sobre a morte do irmão da rival e usa a informação de que Magno o matou para afastar o casal. Ele é preso suspeito do assassinato, mas logo é liberado.

BELIZÁRIO, PENHA E LEILA

(Fotos: Globo)

A saga de Belizário, bandido aliado de Álvaro, é a mesma durante grande parte da novela: acabar com os rivais que o vilão pede para eliminar.

Sua trajetória muda quando ele mata Wesley (Dan Ferreira), após o homem o denunciar para a polícia pela morte de Vicente (Bruno Garcia), ex de Betina.

Penha (Clarissa Pinheiro), namorada de Wesley, decide seduzir o bandido para vingar a morte do companheiro, mas acaba se apaixonando. Já Leila vira amiga de Penha e as duas confidenciam seus segredos uma a outra. A ex de Magno passa a fazer parte da quadrilha de Belizário.

Nos capítulos que ainda não foram ao ar, Penha conseguirá se vingar de Belizário e irá matá-lo com a ajuda de Leila. As duas irão engatar um romance.