AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cássia Kis vive bruxa misteriosa em ‘Desalma’, nova série de terror da Globo

Produção fala sobre seita secreta em uma cidade do interior do Sul do Brasil

Da Redação Publicado em 19/10/2020, às 15h06 - Atualizado em 20/10/2020, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Haia (Cassia Kis) caminha pela floresta - Globo / Estevam Avellar
Haia (Cassia Kis) caminha pela floresta - Globo / Estevam Avellar

Desalma’, a nova série de terror do Globoplay, será lançada na próxima quinta-feira (22). Com Cássia Kiss e Cláudia Abreu no elenco, a produção foi anunciada em 2019 na Comic Con Experience, evento geek realizado em São Paulo.

Gravada na região Sul do Brasil, o seriado se passará em 1988 e contará sobre o desaparecimento de uma jovem que assusta a população da pequena cidade de Brígida, localizada no interior do sul do Brasil. 

Na história, a festa de Ivana Kupala, muito tradicional na Ucrânia, é banida do calendário. Porém, 30 anos depois, a população se prepara para comemorar o evento novamente.

É aí que acontecimentos suspeitos começam a amedrontar a população. Três mulheres são marcadas por mudanças irreparáveis e rituais de feitiçaria são capazes de evitar até mesmo a morte.

Além das protagonistas, a trama contará com atrizes como Maria Ribeiro e Giovanni di Lorenzi, que ganhou destaque em ‘Deus Salve O Rei’. Segundo Carlos Manga Jr., diretor da trama, a escolha de atores ainda desconhecidos ajuda a causar estranheza para com os personagens. 

Abordando o tema bruxaria, a série pode agradar os amantes de ‘Dark’, propriedade da Netflix, por apresentar um ambiente com florestas, penhascos, lagos e ruínas, além do clima frio. Esses fatores contribuíram para que os atores "entrassem" em seus personagens.

INSPIRAÇÃO 

Esta é a primeira produção da autora, Ana Paula Maia, que revelou ter se inspirado nas várias características locais. “Eu acho que meu primeiro impacto foi na comida, até que eu comecei a ver os bosques, os parques da cidade, as festas típicas, os vários grupos folclóricos”, explicou.

Ana Paula ainda conta que há outros povos que comemoram a festança e quis compartilhar isso com a audiência. “Além dos ucranianos, têm ainda alemães e poloneses. Existe um circuito pelo Paraná de pessoas que dançam, se vestem, fazem coral. Eu comecei a achar isso muito impressionante e pensei que o resto do Brasil precisava conhecer o que existe ali.”

SOBRE A SÉRIE

Segundo o diretor, Carlos Manga Jr., essa é uma história que trata sobre questões metafísicas: “Mas isso só acontece por conta de um drama humano. Não é um terror gratuito.” E ainda acrescenta que o objetivo é que o público sinta, e não receba a solução de mão beijada.

“Queremos que a audiência imagine por ela mesma. Na direção, criamos atmosferas que levem a imaginação a trabalhar. Você não vê as coisas, tem a sensação. Gosto de chamar de direção sugerida: uma porta fechada que quando aparece de volta está aberta, a câmera que levemente vai se aproximando de um ambiente em que nada acontece.”

As gravações de ‘Desalma’ aconteceram em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, durante seis semanas. No total, foram 36 sets de filmagem, sendo 16 numa propriedade de 300 mil m², situada na cidade de São Francisco de Paula, na região da serra gaúcha.