AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Programação da TV / Dia dos Avós

Dia dos avós: relembre os 6 avós mais amados da televisão brasileira

Relembre avós que marcaram uma geração e deixaram seu nome cravado na história da televisão brasileira

Isabella Placeres, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 26/07/2022, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Velho do Rio, Dona Benta e Leleco são alguns dos avós mais famosos da TV - TV Globo
Velho do Rio, Dona Benta e Leleco são alguns dos avós mais famosos da TV - TV Globo

Avós geralmente são sinônimo de carinho, mimos e muito afeto - pelo menos pelo senso comum. Mas nem todos os vovôs e vovós dessa lista são assim.

A televisão brasileira já mostrou que, diferentemente do que se acredita, os avós podem ter características bem diferentes e seu próprio jeitinho de ser. Por isso, nesse Dia dos Avós, AnaMaria Digital traz 6 dos mais icônicos da TV.

1. Velho do Rio, ‘Pantanal’

O personagem de Osmar Prado é o mais comentado da novela das nove nas redes sociais. Além de ser o protetor do ‘Pantanal’, o ser místico também é avô de Jove (Jesuíta Barbosa) e, muitas vezes, já ajudou o rapaz em sua nova vida no bioma: por exemplo, ajudando-o a perder o medo dos cavalos, que será um passo importante para o carioca se tornar um peão.

2. Josafá, ‘O Outro Lado do Paraíso’

Depois da morte do pai de Clara (Bianca Bin), Josafá (Lima Duarte) passa a cuidar da jovem como se fosse sua filha. Devido às artimanhas de Sophia (Marieta Severo), ele perde suas terras, tem seu bar queimado e passa a viver com a amiga mística Mercedes (Fernanda Montenegro). No entanto, o que mais lhe dói é o sumiço da neta. Quem não se emocionou no reencontro entre a protagonista e seu avô?

3. Dona Benta, ‘O Sítio do Picapau Amarelo’

‘O Sítio do Picapau Amarelo’ marcou várias gerações e, com ele, se fortaleceu a ideia da avó amorosa que cozinha diversos quitutes para os netos. A figura de Dona Benta é muito importante nas histórias de Monteiro Lobato: ela mostra o que é o afeto ao considerar a boneca Emília como sua neta, conta diversas histórias para as crianças à noite e ainda é a responsável por informar mais sobre a cultura brasileira.

4. Maria do Carmo, ‘Senhora do Destino’

Apesar de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) ser a figura mais memorável de ‘Senhora do Destino’, Maria do Carmo (Susana Vieira) merece destaque por sua força ao encarar diversos problemas familiares de uma só vez: a volta do ex-marido, o divórcio de um dos filhos e a busca pela herdeira perdida Lindalva (Carolina Dieckmann). Ainda assim, ela consegue ser uma avó incrível para os netos Bruno (Thadeu Matos) e Bianca (Marcela Barrozo).

5. Cassandra, ‘Sai de Baixo’

A alegria das madrugadas de muitos brasileiros, ‘Sai de Baixo’ marcou a TV com personagens bem particulares, entre eles, Cassandra (Aracy Balabanian), a avó perua que levava uma vida bem diferente da que tinha: mesmo não tendo um tostão no bolso, ela se portava como uma senhora fina, arrancando risadas do público e do neto, Caquinho (Lucas Hornos).

6. Leleco, ‘Avenida Brasil’

Se alguém consegue romper o estereótipo de avô tranquilo e amoroso é Leleco (Marcos Caruso). Reconhecido pelo seu jeito malandro, o avô de Jorginho (Cauã Reymond) estava sempre de regata, corrente e óculos na cabeça, correndo atrás de alguma mulher mais nova, apesar de ser casado. O típico garotão que não cresceu!