AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Glória Perez opina sobre obras com final fechado: ''Não é mais novela’’

Durante live, autora avaliou rumo dos novos folhetins da TV Globo

Da Redação Publicado em 14/10/2021, às 10h33 - Atualizado às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autora de sucessos como 'O Clone' e 'Salve Jorge' opinou sobre decisão da TV Globo - Instagram/@luiserlanger
Autora de sucessos como 'O Clone' e 'Salve Jorge' opinou sobre decisão da TV Globo - Instagram/@luiserlanger

Para não correr o risco de parar de transmitir as novelas pela metade - caso de ‘Amor de Mãe’ e ‘Salve-se Quem Puder’, que foram paralisadas por causa da pandemia de covid-19 -, a TV Globo optou por colocar no ar apenas as produções que já foram 100% gravadas. A decisão começou a valer com a estreia de ‘Nos Tempos do Imperador’, que está tendo de se desdobrar na edição após as críticas do público.

A escolha, porém, não agradou Glória Perez, uma das maiores autoras da emissora. Em sua opinião, não poder contar com as opiniões dos espectadores na construção do roteiro acabaria descaracterizando o gênero.

"Eu acho que novela fechada não é mais novela. A característica básica é ser obra aberta, esse grande diálogo com o público. Se você tirar isso, não é mais novela. Eu acredito que isso foi por causa do novo coronavirus, e é compreensível que tenha mudado, mas não acredito que isso permaneça", declarou, em live com o jornalista Luis Erlanger.

Na sequência, a novelista declarou que o grande diferencial dos folhetins é justamente a construção com o telespectadores. "O grande fascínio da novela é esse jogo de cintura que você tem que ter para ir percebendo se você está sendo compreendido. Não é que você vai mudar a novela, mas há a oportunidade de mudar a maneira de dizer, a maneira de contar. Isso é o grande barato da novela”, afirmou.

A famosa também mencionou que costuma escrever as novelas com um 'fim possível', mas aberta à mudanças. "Você escrever 180 capítulos sem poder mudar nada? Não dá pra voltar pra trás. É muito difícil", completou.

Atualmente, Glória está escrevendo ‘Travessia’, novela das 9 com título provisório que deverá estrear após o remake de ‘Pantanal’. Um dos seus maiores sucessos, ‘O Clone’, está no ar pelo ‘Vale a Pena Ver de Novo’, como estratégia da TV Globo para aumentar a audiência do horário.