AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

'Império': relembre a história e os personagens da novela que volta ao ar hoje

Trama vai substituir 'Amor de Mãe na faixa das 21h da TV Globo a partir do dia 12/04

Da Redação Publicado em 12/04/2021, às 18h17 - Atualizado às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela vencedora do Emmy, 'Império' - Globo/Alex Carvalho
O Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela vencedora do Emmy, 'Império' - Globo/Alex Carvalho

A TV Globo escolheu 'Império', de Aguinaldo Silva, para ser exibida após o fim dos capítulos inéditos de 'Amor de Mãe'. Exibida originalmente em 2014, a novela nunca foi reprisada antes no canal e voltará a partir desta segunda-feira (12).

A história acompanha o protagonista José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero), um homem de origem pobre que muda de vida ao se envolver no tráfico de diamantes. Ele vive uma história de amor com Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), mas casa-se com Maria Marta (Adriana Birolli/Lilia Cabral) depois que é vítima das armações da irmã dela, Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes).

Anos depois, Cora envenena sua sobrinha, Cristina (Leandra Leal), para que ela procure José Alfredo, seu pai biológico. A jovem só quer conhecer a figura paterna, mas a vilã pensa em roubar o dinheiro do Comendador. A história ainda traz núcleos divertidos como a da cabeleirira Xana Summer (Aílton Graça) e do jornalista fofoqueira Téo Pereira (Paulo Betti).

Veja quem é quem na novela de Aguinaldo Silva!

Núcleo Principal:

JOSÉ ALFREDO DE MEDEIROS (Chay Suede/Alexandre Nero) – Dono de uma rede de joalherias internacional, a Império. O Comendador, como é chamado, tem quatro filhos: José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta), João Lucas (Daniel Rocha) e Cristina (Leandra Leal). É casado com Maria Marta (Lilia Cabral) e tem uma amante, a jovem Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). É assassinado pelo filho José Pedro no fim da novela.

CORA (Marjorie Estiano/Drica Moraes) – Inferniza a vida da irmã Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), dos sobrinhos e do Comendador José Alfredo (Chay Suede/ Alexandre Nero), por quem permanece apaixonada até o fim da vida.

MARIA MARTA (Adriana Birolli/Lilia Cabral) – É de uma família aristocrata, mas está falida quando conhece José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero) na Suíça. Os dois se casam e têm três filhos: José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). O casamento de Maria Marta e José Alfredo termina e os dois ficam juntos por conveniência.

JOSÉ PEDRO (Caio Blat) – Filho mais velho e preferido da mãe. Casado com Danielle (Maria Ribeiro), tem uma enteada chamada Bruna (Kiria Malheiros). Revela o verdadeiro caráter depois de ter certeza de que o Comendador escolheu a irmã do meio para assumir o comando da Império. Mata o pai no fim da trama.

MARIA CLARA (Andreia Horta) – Renomada designer de joias. É filha de Maria Marta Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral) e José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero). É noiva de Enrico (Joaquim Lopes), dono de um dos restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, por quem é abandonada no dia do casamento.

JOÃO LUCAS (Daniel Rocha de Azevedo) – Filho caçula de Maria Marta Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral) e José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero). É rebelde e apronta ao lado da amiga Eduarda (Josie Pessoa) que vira sua mulher. Torna-se presidente da Império depois da morte do pai.

CRISTINA (Leandra Leal) – Filha de Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) e José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero). Descobre que é filha do Comendador após a morte da mãe. Torna-se o braço direito de José Alfredo na Império.DOMINGOS SALVADOR (Paulo Vilhena) – Esquizofrênico. Cumpre pena no mesmo presídio que Orville (Paulo Rocha). Artista plástico talentoso, depois de explorado ganha reconhecimento e vai expor na França.

ELIANE (Vanessa Giácomo/Malu Galli) – Casada com Evaldo (Thiago Martins), vive uma história de amor com o irmão dele, José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero), que veio tentar a vida no Rio e foi morar com o casal. Cristina (Leandra Leal) é fruto da relação com o futuro Comendador. Ela se torna camelô e morre de uma grave doença.

ELIVALDO (Rafael Losso) – Irmão de Cristina (Leandra Leal) e filho de Evaldo (Thiago Martins) e Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli). Na adolescência, engravidou Tuane (Nanda Costa).

Família Bolgari:

CLÁUDIO BOLGARI (José Mayer) – Cerimonialista famoso. É casado com a ex-miss Brasil Beatriz (Suzy Rêgo), com quem tem dois filhos. Esconde um segredo. É homossexual e tem um caso com Leonardo (Klebber Toledo).

BEATRIZ BOLGARI (Suzy Rêgo) – Esposa do cerimonialista Cláudio (José Mayer). Mãe de Enrico (Joaquim Lopes) e Bianca (Juliana Boller). Foi Miss Brasil aos dezoito anos. Conhece o segredo do marido.

ENRICO BOLGARI (Joaquim Lopes) – Filho de Cláudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo). É dono de um restaurante renomado na cidade e é noivo de Maria Clara (Andreia Horta).

BIANCA BOLGARI (Juliana Boller) – Filha mais nova de Cláudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo). Estudiosa e aplicada, tem uma paixão disfarçada por João Lucas (Daniel Rocha).

LEONARDO DE SOUSA (Klebber Toledo) – Quer ser ator. É amante de Cláudio (José Mayer).

Família de Maria Ísis:

MARIA ÍSIS (Marina Ruy Barbosa) – É filha de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), e irmã de Robertão (Rômulo Neto). É pobre e amante de José Alfredo (Alexandre Nero). Torna-se sócia da Império depois da morte dele.

MAGNÓLIA (Zezé Polessa) – Interesseira e aproveitadora. Suas maquinações, todas destinadas a explorar a filha, Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), são absurdas.

SEVERO (Tato Gabus Mendes) – Pai de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). Menos inteligente que a mulher, Magnólia (Zezé Polessa), é cúmplice nas armações dela. Termina a novela com o mal de Alzheimer.

ROBERTÃO (Rômulo Neto) – Filho de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), irmão de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). O que tem de bonitão, tem de preguiçoso. Vira modelo no final.

Tramas secundárias:

XANA SUMMER (Ailton Graça) – Xana é dona de um salão de beleza em Santa Teresa. Seu nome verdadeiro é Adalberto Silva. 

TÉO PEREIRA (Paulo Betti) – Badalado colunista social.Tem um blog e publica diversos escândalos. A jornalista Érika (Letícia Birkheuer) é sua assistente. Termina a novela com a biografia do Comendador lançada nas livrarias.

ÉRIKA (Letícia Birkheuer) – Jornalista assistente de Téo Pereira (Paulo Betti).

EVALDO (Thiago Martins) – Irmão de José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero) e marido de Eliane (Vanessa Giácomo). Homem simples, trabalhador e sério.

SEBASTIÃO FELICIANO (Reginaldo Faria) – O aventureiro que resgata José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero) do desespero.

MARIA JOAQUINA (Regina Duarte) – Portuguesa, mas mora na suíça, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes.JOSUÉ (Alejandro Claveaux/Roberto Birindelli) – Homem de confiança do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero).

SILVIANO (Othon Bastos) – Ex-marido de Maria Marta (Lilia Cabral). Chefe do plano contra José Alfredo (Alexandre Nero).

MAURÍLIO (Carmo Dalla Vecchia) – Seu nome verdadeiro é Renato Silviano Júnior. Filho do ex-mordomo e primeiro marido de Maria Marta (Lilia Cabral), Silviano (Othon Bastos). É cúmplice nos planos de José Pedro (Caio Blat) contra José Alfredo (Alexandre Nero).

AMANDA (Adriana Birolli) – É sobrinha de Maria Marta (Lilia Cabral). Do relacionamento com o primo José Alfredo (Caio Blat), nasce um filho. É sócia de Leonardo (Klebber Toledo) no food truck em Santa Teresa.

DANIELLE (Maria Ribeiro) – É casada com José Pedro (Caio Blat). É mãe de Bruna (Kiria Malheiros).

VICENTE  (Rafael Cardoso) – Chef do renomado restaurante de Enrico (Joaquim Lopes). Veio de Pernambuco para tentar a vida no Rio de Janeiro. É apaixonado por Cristina (Leandra Leal), com quem se casa no fim da novela.

FERNANDO (Erom Cordeiro) – Advogado, namorado de Cristina (Leandra Leal). Mora em Santa Teresa como ela.

MANOEL (Jackson Antunes) – Dono do bar que o Comendador (Alexandre Nero) frequenta.JULIANE MATOS (Cris Vianna) – Ex-passista de escola de samba. Tem um relacionamento com um pintor que falsifica obras de arte, mas se separa dele.

ORVILLE NETO (Paulo Rocha) – Pintor de grande prestígio, secretamente um falsário talentoso. Marido de Juliane (Cris Vianna).

XÊNIA (Elaine Mickely) – Inimiga de Juju (Cris Vianna). Após cometer maldades para recuperar o porto de rainha de bateria da União de Santa Teresa, é expulsa da escola de samba.

CARMEN GODINHO (Ana Carolina Dias) – Advogada “porta de cadeia”. Rival de Juliane Matos (Cris Vianna) e amante de Orville (Paulo Rocha) por algum tempo.