AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Programação da TV / Como assim?

Nem tudo é ficção: 'Fuzuê' guarda mistério baseado na vida real

Em entrevista, Gustavo Reiz revelou suas inspirações para escrever ‘Fuzuê’

Redação Publicado em 30/08/2023, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Fuzuê' guarda mistério baseado na vida real - Reprodução/TV Globo
'Fuzuê' guarda mistério baseado na vida real - Reprodução/TV Globo

Substituindo ‘Vai na Fé’ no horário das sete da Globo, ‘Fuzuê’ tem um trama repleta de mistérios. Em entrevista, o autor do folhetim, Gustavo Reiz, entregou novidades sobre a novela e como ela foi inspirada em um segredo da vida real.

‘Fuzuê’ marca a estreia de Gustavo como autor na Globo. Anteriormente, ele havia emplacado suas histórias na Record TV, com trabalhos como ‘Escrava Mãe’ e ‘Dona Xepa’. Agora na emissora carioca, o profissional vê sua novela ganhando forma por meio de um elenco estrelado que conta com nomes como Marina Ruy Barbosa, Giovana Cordeiro, Nicolas Prattes, Felipe Simas, Edson Celulari e outros.

Na teledramaturgia, Gustavo comenta da onde vem sua inspiração. "Sempre quis escrever uma comédia romântica com alguma pitada de mistério, como as novelas do Silvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes, minhas grandes referências. Por ser formado em História, geralmente parto da pesquisa quando quero criar alguma trama. Mesclar passado e presente é sempre atrativo para mim. Eu queria situar a história no centro do Rio e comecei a frequentar os lugares, a pesquisar sobre a região", contou ele à Contigo!.

MISTÉRIO REAL

Ele também comentou como seus conhecimentos em história o ajudam a compor ‘Fuzuê’. “De fato, existiu uma caça ao tesouro na época da derrubada do Morro do Castelo. Muitos acreditavam que os jesuítas tinham deixado uma fortuna escondida. Lima Barreto e outros autores escreveram sobre o tema. Túneis foram encontrados e podem ser vistos ainda hoje”, afirmou.

Com isso em mente, o enredo para a trama das sete surgiu: “O que despertou a minha curiosidade: 'E se um tesouro como esse estivesse escondido debaixo de uma loja super popular, algo tão característico daquele lugar? Quem tentaria buscar?'”, disse na entrevista. “Quem protegeria? Que universos poderiam se cruzar para deixar essa trama interessante, divertida, variada?'. E por aí foi surgindo o novelo, a trama de Fuzuê'”, completou.

Agora pensando no futuro e com muitas possibilidades em mãos, o autor está motivado em encantar e entreter o público: “Novela é emoção, em todos os sentidos. Eu parto com uma boa frente de capítulos escritos, mas não sou um autor apegado, tenho que estar pronto para receber o feedback do público e direcionar a trama para o que estiver agradando”.

Mas, o que Gustavo garantiu é que a novela ainda terá muitas surpresas. “Claro que imagino o caminho da novela até o fim, mas também gosto de me surpreender com os rumos dos personagens ao longo da trama. Fuzuê vem com muitas reviravoltas, embates e surpresas”, prometeu em entrevista à Contigo!.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!