AnaMaria

Resumo da novela 'Laços de Família': Helena acerta as contas com Alma: 'Pensou em me destruir'

As duas decidem tentar colocar as desavenças de lado pelo bem de Camila e Edu

Da Redação Publicado em 30/12/2020, às 12h14 - Atualizado às 12h15

As duas aproveitam o reencontro para apararem as arestas - TV Globo
As duas aproveitam o reencontro para apararem as arestas - TV Globo

Quem assiste a trama de 'Laços de Família' sabe que Helena (Vera Fischer) e Alma (Marieta Severo) nunca se deram muito bem. Tudo porque, basicamente, a tia de Edu (Reynaldo Gianecchini) nunca aceitou o relacionamento do sobrinho com a esteticista, fazendo de tudo para separar o então casal.

Tanto que quando conversou pela última vez com Helena, a empresária simplesmente pediu que ela saísse de cena para deixar o rapaz livre para Camila (Carolina Dieckmann). Magoadíssima com isso, a esteticista deixou tudo para lá e renunciou sua história pelo médico por amor à filha.

Meses após essa última conversa, ambas se reencontram na festa de noivado do novo casal. Maduras, decidem que vão aparar algumas arestas dessa relação tão conflituosa. A tia do médico tenta justificar todas as duras palavras que disse para separar o sobrinho de Helena, mas também acaba ouvindo algumas verdades.

Helena começa lembrando Alma que é apaixonada pelos filhos, Fred e Camila, e que nunca colocaria alguém na frente deles. "Que felicidade pode haver quando os filhos são infelizes?", questiona. 

DONA DO SOBRINHO
Helena ainda  lembra da última vez que a matriarca foi até sua clínica despejar todo seu veneno. "Eu não perdi nenhuma palavra do que você me falou. E eu jamais vou me esquecer delas", garante.

Alma tenta se defender, e diz não ter pensado em magoar Helena. "Mas em me destruir você pensou. Você pensa que é dona do Edu, dos seus amigos, dos seus parentes. Daqui a pouco você vai se sentir dona da minha filha", rebate a esteticista.

Apesar de já ter percebido que a filha está se afastando dela, Helena pede que a garota seja amada e tratada com respeito. "Ela será. Ela merece", avisa Alma, que afirma que sempre tratou bem e com dignidade todas as pessoas em sua casa. 

Sem rodeios, Helena despeja tudo o que estava entalado em sua garganta há tempos.
"Você não é mulher de destratar as pessoas na própria casa. O teu verniz te impede disso. Mas quando você quer magoar, agredir, ofender uma pessoa, você sai daqui e faz isso em outro lugar, assim como você fez quando foi atrás de mim na clínica", enfrenta.

Alma explica que só quis dizer o que estava sentindo e que fez o que achava que era certo. Helena, porém, não se deixa abater, dizendo que só se afastou do médico por causa de Camila, e não por qualquer ameaça da matriarca da família do ex. "Porque eu amei o Edu e eu sei que ele me amou."

A tia do noivo tenta encerrar o assunto e ouve um pedido especial. "Eu sinto que a gravidez da Camila vai ser difícil, então eu quero que as nossas desavenças não atrapalhem o entendimento que nós precisamos ter durante esse tempo", pede Helena. 

Alma concorda e ambas decidem selar o acordo de paz com um aperto de mão.

Confira um resumo dos próximos capítulos:

Capítulo 083, quarta-feira, 30 de dezembro
Pedro pressiona Cíntia para sair de novo com ele. Alex percebe o clima entre os dois. Enquanto Pedro dorme, Íris entra no quarto, cobre-o e dá-lhe um beijo no rosto, sem que ele desperte. Miguel sonda Paschoal para saber como está Capitu. Ema estranha o nervosismo da filha. Pedro está num mau-humor horrível e descarrega em cima dos funcionários. Briga também com Íris, proibindo-a de ouvir música sem fones. Helena liga para Miguel, mas não encontra-o. Alma, Estela e Danilo discutem nomes para o bebê. Helena vê fotos antigas de Pedro e se lembra do passado. Toma uma decisão: vai até o haras e surpreende-o com a sua chegada.

Capítulo 084, quinta-feira, 31 de dezembro
Helena arruma uma desculpa para ter ido ao haras. Pedro insiste que ela deve uma resposta: sente ou não saudades do amor deles? Fábio convida Íris para vê-lo saltar, mas ela nem dá bola. Clara e Fred jantam em silêncio até explodir nova briga. Clara promete acabar com ele e Capitu. Pedro e Helena reveem fotos da juventude e acabam num grande beijo. Edu avisa que vai passar a casa para o nome de Alma e que ela e Danilo receberão uma mesada. Helena não quer ir à festa de Alma, embora a filha insista. Miguel está com problemas de trabalho e também não irá. Na festa, Pedro percebe a presença de Íris e fecha a cara. Helena e Miguel entram de braços dados. Alma cumprimenta Helena e Miguel.

Capítulo 085, sexta-feira, 01 de janeiro
Clara arma uma confusão ao saber que Capitu e Fred serão os padrinhos de Camila. Todos olham para Helena, quando Edu e Camila descem, até o noivo. Pedro pede Helena em casamento e ela não sabe o que responder. Camila entra na cozinha e surpreende Íris falando mal dela. A briga começa e um garçom precisa segurar Camila, que pega uma faca. Íris é colocada para fora pelo segurança. Simone manda Maurinho apertar o cerco. Pedro é grosseiro com Helena e Miguel e a rivalidade entre os homens fica clara. Clara reclama com Camila e avisa que não vai ao casamento. Camila confessa para Helena que sente ciúmes dela e as duas se abraçam emocionadas. Alma e Helena conversam a sós.