AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Resumo da novela ‘Nos Tempos do Imperador’: após episódio de racismo, Samuel conquista emprego como engenheiro

Rapaz ouvirá conversa de Barão de Mauá e oferecerá projeto

Da Redação Publicado em 28/09/2021, às 14h19 - Atualizado às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Samuel conquistará emprego com Barão de Mauá - TV Globo
Samuel conquistará emprego com Barão de Mauá - TV Globo

No capítulo da última segunda-feira (27) de ‘Nos Tempos do Imperador’, Samuel (Michel Gomes) sofreu uma grande injustiça ao participar de um processo seletivo para a Secretaria de Obras Públicas. Os contratadores ficaram muito impressionados com o projeto e os cálculos do rapaz, mas, ainda assim, escolheram o concorrente, branco.

Porém, uma oportunidade muito boa está no caminho do noivo de Zayla (Heslaine Vieira). Nos próximos episódios da trama, Samuel acabará ouvindo uma conversa do Barão de Mauá (Charles Fricks) e se oferecerá para ajudá-lo em um projeto - conquistando, assim, o tão desejado emprego em sua área de formação.

Tudo começará quando o ex-noivo de Pilar (Gabriela Medvedovski) estará carregando sacas no porto quando avistará o barão conversando com três pessoas. O empresário acabará reclamando da demora para receber mensagens dos Estados Unidos, que, na época dos acontecimentos da novela, está passando por uma guerra civil.

"Só hoje tomei conhecimento de um problema grave na América do Norte: o colapso de uma grande empresa exportadora de algodão, em razão da guerra civil que está acontecendo por lá, e que atingiu a Bolsa de Nova York! O que afeta também meu capital!”, declarará.

Ousado, o protegido de D. Pedro II (Selton Mello) irá chamar o nobre de canto: “meu nome é Samuel dos Anjos, sou engenheiro", destacará. "Engenheiro?", estranhará o Barão. O ex-cativo ignorará a reação do nobre, mas fará questão de ressaltar sua formação.

"Formado pela Escola Central com distinção: como o melhor aluno da turma. Só que não consigo emprego por causa da minha cor. Eu sei que o barão é um abolicionista, dono de um punhado de empresas em diferentes áreas, que emprega centenas de pessoas…”, começará o rapaz.

Então, Samuel deixará claro qual o propósito de sua interrupção. "O senhor desculpe, mas, sem querer, ouvi sua conversa sobre a demora para uma informação importante chegar de navio, e eu tive uma ideia! Se o senhor me desse uma oportunidade", falará.

Mauá declarará que, mais do que ideias, o importante é mostrar como concretizá-las. "Se você tiver competência para me apresentar um projeto de execução da sua ideia, terei o maior interesse em examiná-la", ressaltará o empresário. "Perfeito. Amanhã mesmo o senhor vai ter esse projeto em mãos", concordará o ex-professor de árabe do Imperador.

Assim, o noivo de Zayla enfrentará uma madrugada turbulenta para conseguir desenvolver o projeto a tempo. Impressionado, o Barão concordará em confiar um emprego ao rapaz. 

As cenas estão previstas para serem transmitidas no próximo sábado (2). Antes disso, porém, Samuel passará por outro episódio de racismo: ele não conseguirá alunos para aulas de Matemática que pretendia ministrar - tendo de recorrer ao ‘bico’ de carregar sacas do porto.

‘Nos Tempos do Imperador’ é a única novela inédita da TV Globo, transmitida entre segunda-feira e sábado, às 18h25.