AnaMaria
Programação da TV / Resumo semanal

Resumo da novela 'O Cravo e a Rosa': capítulos de 27 a 31 de dezembro

Confira como será a semana na novela reprisada às 14h na TV Globo

Da redação Publicado em 25/12/2021, às 16h14

Catarina em 'O Cravo e a Rosa' - TV Globo
Catarina em 'O Cravo e a Rosa' - TV Globo

SEGUNDA-FEIRA (27/12)
Bianca se assusta com as histórias que Mimosa conta de meninas que ficaram grávidas. Rosa, porém, desmente tudo. Josefa aconselha o filho a ser aluno de Edmundo, que pode ensiná-lo palavras românticas. Catarina leva artigo ousado para Serafim, que promete publicá-lo. Ela convida-o para o jantar de noivado. Cornélio tenta em vão convencer Batista a aceitar Heitor. Kiki vigia e descobre que a amante de Celso é Dinorá. Fábio visita Lourdes, sempre bancando o mudinho. Petruchio fica furioso ao saber que Catarina se encontrou com Serafim.

TERÇA-FEIRA (28/12)
Petruchio, enciumado, desafia Serafim. Bianca tem certeza que Catarina se apaixonou por Petruchio. Catarina se lembra e sente saudades da mãe. Dinorá pede para Josefa uma receita: quer parar de sentir alergia por Celso. Para dar certo, as duas precisam das ceroulas do rapaz. Joaquim obriga Serafim a comparecer ao noivado. Heitor pede que Edmundo lhe ensine a falar palavras de amor. Januário dá um jeito e Lindinha substitui Neca na preparação do jantar de noivado. Calixto exige que Petruchio vá vestido de noivo, com a melhor roupa e o melhor cavalo. Candoca chega acompanhada de Celso e Dinorá fica com ciúmes. Petruchio se irrita com a presença de Serafim, mas fica encantado quando vê Catarina descer as escadas.

QUARTA-FEIRA (29/12)
Batista faz um brinde aos noivos. Catarina incentiva Serafim. Calixto reconhece Josefa, que pede silêncio sobre o seu passado. Lindinha quase coloca uma lagartixa dentro do porco, mas Mimosa impede. Dinorá dança com Serafim e pisa no vestido de Catarina, que fica furiosa com Petruchio, achando que foi ele quem estragou o vestido. Dalva confessa para Edmundo ter sido apaixonada por Cornélio. Edmundo admite manter um amor sem esperanças. Petruchio e Catarina fazem um quebra-quebra no quarto, assustando os convidados com o barulho. Januário faz simpatia para ter o amor de Lindinha. Calixto chama Josefa de Desirée, seu nome do passado. Calixto e Mimosa incentivam Petruchio a colocar o anel de noivado em cima do merengue com morango. Catarina engole o anel.

QUINTA-FEIRA (30/12)
Petruchio se irrita porque Catarina comeu o anel da avó e vira-a de ponta- cabeça. Catarina joga doces em Petruchio, que acabam atingindo Serafim. Batista providencia um outro anel para a filha, que pertenceu à mãe de Catarina. O noivado acontece finalmente. Bianca fica sabendo que Catarina não engoliu o anel, porque ele foi roubado antes. Lindinha experimenta o anel e se sente noiva de Petruchio. Heitor quer a ajuda de Cornélio para escrever uma poesia. Dinorá rouba as ceroulas de Celso. Calixto relembra para Josefa o passado, quando ela fez com que ele vendesse suas terras, roubou-lhe o dinheiro e sumiu. Calixto convida Mimosa para passear. Josefa dá início ao encantamento. Heitor recita o poema para Bianca. Chocada, ela lhe dá um tapa e acaba o namoro.

SEXTA-FEIRA (31/12)
Heitor se controla para não revidar. Uma médica examina Catarina, mas não encontra o anel. Catarina acaba sabendo do roubo. Heitor lê o seu poema para o professor Edmundo, querendo saber onde errou. Batista vai visitar Joana. Josefa joga a água do encantamento nas costas de Dinorá. Ela sai pulando, com coceira no corpo. Calixto acredita que Desireé pode ter tido um filho seu e conta tudo para Petruchio. Catarina anda de cavalinho nas costas de Petruchio, que se sente humilhado, empina e derruba-a. Calixto beija Mimosa que começa a rir. Berenice vai lavar e passar roupa na casa do banqueiro. Batista passa mal. Serafim garante a Josefa que, se conseguir beijar Catarina, irá conquistá-la para sempre.