AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Receitas AnaMaria / Queridinho

Bolo de cenoura perfeito: veja dicas preciosas de como fazer o preparo

Confira dicas preciosas para fazer um bolo de cenoura perfeito

Da Redação Publicado em 13/11/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O preparo é muito querido pelos brasileiros e uma ótima opção para café da tarde - Divulgação
O preparo é muito querido pelos brasileiros e uma ótima opção para café da tarde - Divulgação

Prático, macio e cheio de sabor. Essas são as palavras que vem à mente quando se pensa em bolo de cenoura, não é mesmo? 

Muito querido pelos brasileiros, o doce é um prato que inspira a irmos para a cozinha, mas que traz muitas dúvidas durante o preparo. 

Para ajudar nesse processo, a culinarista de Receitas Nestlé, Miriam Chagas, conversou com AnaMaria Digital e esclareceu cinco dúvidas sobre o doce, que ajudam a criar um bolo de cenoura perfeito. Confira!

PARA FAZER O BOLO, A CENOURA PRECISA ESTAR COZIDA OU CRUA?
Segundo a especialista, com a cenoura cozida, o bolo bate mais fácil na batedeira, além de ficar mais fofo. Já com a cenoura crua, ela afirma que o preparo é mais rápido e prático, sem perder o sabor.

AUMENTAR A QUANTIDADE DE CENOURA VAI DEIXAR O BOLO MAIS AMARELINHO?
Não vai. Com mais cenouras, o bolo fica com uma massa mais "pesada" e com aspecto de bolo solado.

COMO EVITAR QUE O BOLO QUEBRE NA HORA DE DESENFORMAR?
O bolo quebra em duas situações: quando a forma não está untada da forma correta ou quando o processo é feito com o bolo muito quente.

CASO HAJA A QUEBRA, É POSSÍVEL FAZER ALGUMA COISA PARA CONSERTAR?
Sim, dá para aproveitar e fazer bolo de pote. É só esfarelar o bolo e fazer camadas intercaladas de bolo e rechear de acordo com a preferência: brigadeiro ou ganache. A outra opção de cobertura, de calda de chocolate, é indicada apenas para cobrir e não para rechear.

COMO ESCOLHER A MELHOR COBERTURA?
A cobertura depende muito do gosto de cada pessoa, mas as mais comuns são a de brigadeiro, ganache e calda de chocolate (que vira uma casquinha após assar). Para garantir que essas opções fiquem boas, veja as dicas valiosas de Miriam.

Brigadeiro
Para fazer a cobertura de brigadeiro, o indicado é reproduzir a receita tradicional do docinho, deixando-o mais molinho (cozinhar cerca de seis minutos) para poder cobrir o bolo.

Ganache
Já a ganache exige o equilíbrio entre chocolate e creme de leite. A proporção correta dos ingredientes é de 300 g de chocolate ao leite ou meio amargo para uma caixinha de creme de leite.

Calda de chocolate
A calda de chocolate precisa ser batida ao final do cozimento para que fique açucarada e colocada no bolo ainda quente.

Para fazer aquela cobertura que forma uma casquinha de chocolate a receita é: 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 xícara (chá) e meia de açúcar; 1 colher (sopa) de manteiga e meia xícara (chá) de água. O modo de preparo é simples: em uma panela, misture tudo e leve ao fogo por cerca de 10 minutos, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo e mexa vigorosamente a calda e em seguida despeje sobre o bolo. Espere esfriar e sirva.