AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Coma palmito e viva bem: saúde na ponta do garfo

Dono de nutrientes poderosos e poucas calorias, ele previne várias doenças e não engorda

Karla Precioso Publicado em 28/04/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmito - Reprodução
Palmito - Reprodução

Versátil e saboroso, o palmito combina com vários pratos, além de ser altamente nutritivo. Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, explica as diferenças entre os tipos e seus benefícios para a saúde.

O PALMITO É FONTE DE POTÁSSIO
o mineral controla a pressão e fortalece ossos e músculos. Também regula o metabolismo e combate os sintomas do estresse e ansiedade.

REPLETO DE VITAMINA C
isso faz com que o alimento mantenha saudável o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras infecções.

CONTÉM ALTAS TAXAS DE ZINCO
a substância age em prol dos músculos, já que ajuda a sintetizar as proteínas. 

CARREGA BOAS DOSES DE FIBRAS
responsáveis por regular o intestino, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim (LDL), diminuindo o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
Ainda melhora o sistema digestivo, aliviando os desconfortos causados por inchaço e retenção de líquido. Também dão saciedade, evitando os ataques à geladeira e, consequentemente, o ganho indesejado de peso.

OS TIPOS

PUPUNHA
o mais comum e sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo – e a palmeira não morre ao ser cortada. Tem sabor suave, miolo macio, baixo teor calórico e é fibroso. Como não escurece, é ideal para saladas e pratos crus.

JUÇARA 
natural da Mata Atlântica, é o mais vistoso e carnudo. Mas é uma espécie ameaçada de extinção, devido à extração massiva ilegal. Na produção, aproveita-se somente 10% da palmeira. A planta morre ao ser cortada e seu ciclo de replantio demora cerca de dez anos até o desenvolvimento de uma planta adulta.

AÇAÍ
macio e suculento, se assemelha ao juçara. Apesar de a sua extração ser baseada na exploração, é menos nociva do que a do juçara, já que cada touceira de açaizeiro possui de quatro a cinco caules, permitindo que a retirada aconteça alternadamente entre as árvores.

REAL
é menos comum. Tem textura macia e sabor brando e delicado, entre o doce e o amargo.

GUARIROBA
bastante peculiar e pouco conhecido. Possui textura firme e, por isso, deve ser cozido antes do consumo. Tem sabor amargo e combina com carnes e sabores ácidos.

NA HORA DA ESCOLHA
Prefira sempre os potes de vidro aos enlatados. Assim, você pode verificar a aparência do palmito. Não compre se a água estiver colorida, branca ou turva e nem se o palmito estiver flutuando, pois isso significa que ele está duro e com falta de oxigenação.

Se a tampa estiver estufada ou amassada, há grande chance de o alimento estar contaminado. Procure sempre pelo selo Palmito Seguro, que garante a procedência, além de assegurar que a extração respeitou as normas ambientais.