AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Curso de profissionalização de boleiras

A Universidade Dona Benta ensina técnicas de produção e de gestão do negócio para promover capacidade empreendedora de participantes que já vendem bolos

Karla Precioso Publicado em 20/09/2017, às 18h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curso inédito de profissionalização de boleiras - Divulgação
Curso inédito de profissionalização de boleiras - Divulgação

A J.Macêdo, fabricante de marcas como Dona Benta, Sol e Petybon, investe em responsabilidade social e atua em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) na criação de um curso para promover a capacitação de boleiras. O projeto piloto da iniciativa, chamada de Universidade Dona Benta, reúne dez participantes na escola do Senai-SP na Barra Funda, em um curso intensivo inédito de produção de bolos, com 60 h/aula em setembro.

Os participantes, selecionados por meio das redes sociais, já trabalham com a produção e venda de bolos, mas estão em busca de aperfeiçoamento e de tornar seu negócio cada vez mais profissional. O curso tem uma grade ampla: aborda desde a mão na massa (temas como higiene e conservação de alimentos, tipos de massa de bolo e técnicas de confeitaria) até questões como planejamento e custos.

A Universidade Dona Benta tem como objetivo auxiliar os participantes no aperfeiçoamento da profissão e de, por meio da capacitação, obterem renda fazendo o que gostam: bolos! Ou seja: estimular o empreendedorismo e aumentar as chances de sobrevivência do negócio.

Segundo André Raccah, gerente de Marketing da J.Macêdo, a Universidade Dona Benta não quer só ensinar como fazer bons bolos: o curso ensina também como manter o padrão de qualidade e os cálculos de retorno de investimento. "A ideia é que quem se lança ao desafio de empreender possa transformar bons bolos, feitos com carinho e amor, num negócio rentável”, diz Raccah.

Estebe Ormazabal Insausti, diretor da unidade do Senai-SP na Barra Funda, destaca a importância desse investimento em capacitação: “Há anos, o Senai-SP e a J.Macêdo mantêm parcerias. A proposta da Universidade Dona Benta é enriquecedora, pois assim juntamos mais forças para a capacitação. Com essa iniciativa, colocamos nosso experiente corpo de professores e toda a infraestrutura da escola à disposição dos alunos. O projeto vem ao encontro do esforço do Senai-SP de aumentar o nível técnico e tecnológico do setor da panificação e confeitaria. É um setor que tradicionalmente vem crescendo, mas que hoje em dia precisa de uma preparação tecnológica para impulsionar mais seu crescimento com profissionais preparados”.

No primeiro dia de aula da Universidade Dona Benta, que aconteceu no último dia 11, as boas-vindas aos alunos foram dadas pelo renomado confeiteiro e apresentador norte-americano Buddy Valastro, que gravou um vídeo especialmente para a ocasião. Na sequência, foi servido um café da manhã completo com produtos Dona Benta. Agora, até o dia 29, de segunda a sexta-feira, ocorrem aulas teóricas e práticas.