Bolo de Chocolate e Leite em Pó no Pote; aprenda a fazer em casa

Bolo de Chocolate e Leite em Pó no Pote; confira o passo a passo

Da Redação Publicado quinta 21 maio, 2020

Bolo de Chocolate e Leite em Pó no Pote; confira o passo a passo
Bolo de chocolate e leite em pó no pote; confira a receita - Divulgação

Quem não ama um doce? E que tal unir isso a experimentar novas maneiras de reproduzir receitas durante essa quarentena? Então confira a sugestão da Arcor: Bolo de Chocolate e Leite em Pó no Pote. 

INGREDIENTES PARA O BOLO
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
1 xícara (chá) de óleo (200 ml)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 xícara (chá) de chocolate em pó 70% cacau (90 g)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó (15 g)
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água (200 ml)
Manteiga e farinha de trigo para untar

INGREDIENTES PARA O GANACHE DE CHOCOLATE
1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml)
3 colheres (sopa) de mel
340 g de chocolate amargo
1/3 de xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente (70 g)
 
INGREDIENTES PARA O BRIGADEIRO DE LEITE EM PÓ
1 ½ lata de leite condensado (592 g)
1 ½ caixinha de creme de leite UHT (300 g)
1 colher (sopa) de manteiga (15 g)
115 g de chocolate branco 
4 colheres (sopa) de leite em pó
 
INGREDIENTES PARA A MONTAGEM
12 potes em vidro (240 ml) com tampa, higienizados e bem secos
150 g de leite em pó
12 bombons no formato de tartaruga
 
MODO DE PREPARO DO BOLO
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte com manteiga e farinha uma fôrma quadrada de 20 cm. Em uma batedeira a velocidade média-alta, bata os ovos em temperatura ambiente com o açúcar até formar uma massa clara e aerada. Adicione o óleo, em fio, e bata por mais alguns minutos para incorporar. Enquanto isso, em uma tigela à parte, peneire a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Misture bem os pós até que fique homogêneo (esse processo evita a formação de grumos). Diminua a velocidade da batedeira, apenas para misturar e, aos poucos, vá adicionando a água e os secos, alternadamente. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno para assar por cerca de 30 a 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo. _ Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

MODO DE PREPARO DO GANACHE DE CHOCOLATE
Em uma panela média, ferva o creme de leite e o mel em fogo baixo. Em uma tigela refratária, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas em potência média ou banho-maria, para derreter. Despeje o creme de leite fervendo no chocolate e mexa bem até formar uma mistura homogênea. Quando a mistura atingir 35°C (parecer fria em contato com a pele), incorpore a manteiga. Deixe a ganache descansar na geladeira por 2h.

MODO DE PREPARO DO BRIGADEIRO DE LEITE EM PÓ

Em uma panela em fogo baixo, misture o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Quando estiver quente e homogêneo, adicione o chocolate branco picado para derreter. Cozinhe até engrossar (o ponto correto é de um brigadeiro de colher, bem macio). Retire do fogo e misture o leite em pó. Reserve na geladeira para esfriar.

MONTAGEM

Corte o bolo em pedaços pequenos, de forma que encaixem dentro dos potes. Em cada pote, coloque primeiro uma camada de bolo (cerca de 20 g). Adicione uma camada de ganache (cerca de 30 g) e 1 colher (chá) de leite em pó (cerca de 4 g). Siga com mais uma camada de bolo, na sequência uma de brigadeiro (cerca de 40 g) e 1 colher (chá) de leite em pó. Complete com a terceira camada de bolo, mais uma de ganache e mais 1 colher (chá) de leite em pó. Finalize com bombom no formato de tartaruga.

Último acesso: 03 Jun 2020 - 22:45:33 (1111053).