AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sommelier lista 5 erros na hora de harmonizar um vinho no inverno

Leandro D’Kessadjikian dá dicas de como escolher o vinho perfeito na época mais fria do ano

Da Redação Publicado em 01/07/2021, às 15h13 - Atualizado às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atente-se ás dicas para ter experiências incríveis ao saborear os vinhos no inverno - Pixabay/StevePB
Atente-se ás dicas para ter experiências incríveis ao saborear os vinhos no inverno - Pixabay/StevePB

O inverno chegou com tudo, diminuindo as temperaturas nas principais cidades do país. É o clima perfeito para usar roupas quentinhas, tomar aquela sopa saborosa e beber vinho em ocasiões especiais. O sommelier Leandro D’Kessadjikian indica cinco erros na hora de consumir a bebida na época mais fria do ano.

Acompanhe a seguir!

1. Evitar vinho branco no inverno
É fácil associar vinho branco com dias quentes e ensolarados, mas não tem motivo para evitá-lo durante os dias cinzentos. “Escolha os que são encorpados e ricos, como um Chardonnay, um Pinot Gris ou um Gewürztraminer. Esses vinhos são ótimos para combinar com os pratos mais calóricos que comemos no inverno, como fondue e caldos diversos”, explica.

2. Harmonizar a sobremesa com qualquer vinho
Se unirmos um bom vinho à doçura de um chocolate, teremos uma deliciosa combinação. O problema é que, muitas vezes, o vinho pode deixar o chocolate com um gosto amargo – e esse é um dos erros mais comuns. 

“Para acertar na escolha, opte por um vinho de sobremesa, que é mais doce, ou comer chocolates mais amargos, como o 70% cacau. Isso vai equilibrar os sabores”, aponta. 

3. Esquecer de beber água enquanto bebe o vinho 
“Como o álcool contido no vinho é diurético, beber água durante a degustação compensa a desidratação provocada pela bebida alcoólica mesmo em dias frios – quando teoricamente bebemos menos água”, afirma.

4. Desligar a adega climatizada apenas por conta do frio
De acordo com o sommelier, quem possui adega não deve desligar o aparelho por conta das baixas temperaturas. “Com a oscilação do clima, o vinho pode perder aromas, sabores e características, inclusive perdendo a qualidade da bebida”, acrescenta.

5. Optar por vinho com uma menor graduação alcoólica
Hoje em dia, existem dois estilos de vinho: os mais clássicos e os mais modernos. “Os clássicos possuem menor graduação alcoólica, são mais elegantes, apresentam um pouco mais de acidez. Já os modernos são mais concentrados, com mais estrutura, maior graduação alcoólica”, ressalta.

“O bom desse mundo é que existem bebidas para satisfazer todas as pessoas. Portanto, vai depender mais de sua preferência do que a temperatura do ambiente. Assim, o vinho torna-se uma combinação perfeita para um dia frio típico de inverno”, completa.