AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
TV / Podcast

De 'Central do Brasil' a 'Democracia em Vertigem': Produções nacionais no Oscar

Relembre os filmes e documentários que já deram as caras na famosa premiação internacional

Redação Publicado em 25/03/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Central do Brasil' (1998) - Divulgação / Europa Filmes / Sony Pictures Classics
Cena do filme 'Central do Brasil' (1998) - Divulgação / Europa Filmes / Sony Pictures Classics

Ao longo da História do Oscar, produções brasileira já concorreram algumas vezes à estatueta, nas mais variadas categorias. Pensando nisso, a AnaMaria reuniu todos filmes, documentários e animações nacionais que já participaram da premiação.

Confira abaixo: 

'Central do Brasil' (1998)

Lançado em 1998, o filme marcou a história do Brasil. Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, o longa conta a saga de uma professora aposentada que ajuda um menino a escrever cartas em busca do pai desaparecido. 

A trama foi indicada na categoria de Melhor Filme Internacional e a aclamada atrizFernanda Montenegro chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1999, mas não venceu.

'Democracia em Vertigem' (2019)

Avançando um pouco no tempo, 'Democracia em Vertigem', produzido pela cineasta Petra Costa, acompanha a polarização da política brasileira e os desdobramentos do impeachment de Dilma Rousseff. O curta concorreu ao Oscar de Melhor Documentário, mas não trouxe a estatueta para casa.

Para saber mais sobre as outras produções nacionais que já deram as caras na famosa premiação internacional, ouça o podcast da AnaMaria, disponível nas melhores plataformas digitais.

Confira aqui a programação completa!

Ouça o episódio: