AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
TV / O fim de Malhação

Em clima de despedida, relembre 6 personagens marcantes na história da 'Malhação'

Globo anunciou, em 2021, que 'Malhação' chegou ao fim após 26 anos no ar

Nalu Xavier, repórter da AnaMaria Digital Publicado em 28/01/2022, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre os personagens que fizeram sucesso em 'Malhação' - Reprodução/Globo
Relembre os personagens que fizeram sucesso em 'Malhação' - Reprodução/Globo

O fim de uma era! A Globo exibiu o último capítulo de 'Malhação: Sonhos', nesta sexta-feira (28), e com isso um ciclo se encerrou. Isso porque a emissora anunciou, no ano passado, que a série de televisão será cancelada para sempre!

Foram 26 anos no ar e, ao longo desse tempo, muitos brasileiros tiveram a chance de acompanhar várias histórias emocionantes com direito a dramas adolescentes, comédia romântica, assuntos importantes da sociedade e até mesmo música.

Em clima de despedida, a AnaMaria Digital separou uma lista com os personagens que marcaram a história do programa. Não importa quanto tempo passe, esses atores e atrizes sempre são associados aos seus personagens na 'Malhação'.

Andre Marque esteve na primeira edição de 'Malhação' em 1995 - Globo
Andre Marque esteve na primeira edição de 'Malhação' em 1995 - Globo

1995 - Mocotó (André Marques)

André Marques interpretou o famoso 'Mocotó' por vários anos na 'Malhação', começando em 1995. Logo na primeira edição da série, o personagem Alexandre Ferreira, arrancava risadas com seu jeito marrento e safado.

Na época, a novela girava em torno das histórias que aconteciam na academia de ginástica chamada 'Malhação'. Mocotó era um dos clientes mais fiéis do local, mas se engana quem achava que ele frequentava o ambiente para se exercitar! O assanhado estava lá apenas com o objetivo de paquerar e azarar a mulherada!

Vale destacar que se o personagem de Marques fosse trazido para os dias de hoje, com certeza ele seria 'cancelado'. Isso porque, atualmente, maioria dos comentários de Mocotó podem ser considerados de cunho machista e homofóbico.

No entanto, a 'Malhação' de 2012, começou com uma sequência para lá de engraçada com ninguém mais e ninguém menos que Mocotó. O personagem se envolve numa confusão e acaba fingindo ser orientador vocacional no 'Colégio Quadrante'.

Não é preciso dizer que André Marques se deu bem na Globo, né? O moreno brilha nas telinhas até hoje e, atualmente, podemos acompanhar seu trabalho como apresentador no 'É de Casa', 'No Limite' e no 'The Voice Kids'.

Claudio Heinrich, o Dado, atualmente se dedica apenas ao jiu-jitsu - Globo
Claudio Heinrich, o Dado, atualmente se dedica apenas ao jiu-jitsu - Globo

1995 - Dado (Claudio Heinrich)

O galã da segunda edição de Malhação não poderia ficar de fora da nossa lista. Cláudio Heinrich, ex-paquito da Xuxa, deixou muitos adolescentes apaixonados ao estrear como um dos personagens centrais da novela.

Uma curiosidade sobre a segunda temporada de Malhação foi que, além dos personagens cativantes, o tema de abertura da novela também era algo que chamava atenção: 'Assim Caminha a Humanidade', na voz de ninguém mais e ninguém menos que Lulu Santos.

Cláudio Heinrich deu vida ao professor de jiu-jitsu, Dado, que trabalhava na academia de ginástica, em que todas as tramas da novela giravam. O personagem do loiro encantou com tanta beleza, talento e, claro, pelo seu envolvimento com a personagem de Fernanda Rodrigues, Luiza, que era uma de suas alunas.

O galã, de 49 anos, é uma prova de que a vida imita a arte, uma vez que, assim como seu personagem, hoje em dia – 25 anos depois da sua estreia como Dado –, Cláudio se dedica exclusivamente ao jiu-jitsu.

Um fato para lá de curioso sobre o personagem de Cláudio é que, no primeiro capítulo, Dado é flagrado transando pelo personagem de Bruno de Luca, que na época tinha apenas 12 aninhos. A cena deu prejuízo para a Globo, isso porque a emissora foi multada pelo Juizado de Menores e precisou firmar um acordo em que prometia não exibir cenas eróticas ou violentas envolvendo menores de idade.

'Cabeção' é um dos personagens mais marcantes da história da 'Malhação'- Globo
'Cabeção' é um dos personagens mais marcantes da história da 'Malhação'- Globo

2000 - 2006: Cabeção (Sérgio Hondjakoff)

Não tem como falar de 'Malhação' sem lembrar do famoso 'Cabeção'. Sérgio Hondjakoffinterpretou o personagem conhecido por suas trapalhadas por seis anos! Artur Malta, o Cabeção, era responsável por arrancar muitas gargalhadas dos telespectadores e o carisma do ator com certeza conquistou o Brasil.

Não foi à toa que, na época, Hondjakoff chegou a ter um quadro só seu no 'Vídeo Show', chamado 'Cabeção em Ação' (2004). Ao longo dos seus seis anos no ar, o ruivo encantava seus fãs nas telinhas da Globo, ao lado dos personagens interpretados ninguém mais e ninguém menos que Cauã Reymond, Fernanda Vasconcellos, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano.

Mas na vida nem tudo são flores e, após idas e vindas na televisão, Sérgio sumiu dos holofotes. A vida pessoal do artista é um tanto quanto polêmica, envolvendo drogas, passagens na polícia e até internações em clínicas de reabilitação.

Marjorie Estiano interpretava a vilã Natasha na 'Malhação' de 2004 - Globo
Marjorie Estiano interpretava a vilã Natasha na 'Malhação' de 2004 - Globo

2004 - Natasha (Marjorie Estiano)

Quem aí lembra que Marjorie Estiano começou sua carreira nas telinhas interpretando uma vilã em 'Malhação'? A atriz brilhou ao dar vida a radical Natasha, uma jovem estilosa, segura de si, talentosa no mundo da música – que era o tema central da temporada – e muito apaixonada por Gustavo (GuilhermeBerenger).

O papel da musa, que na época tinha o cabelo curtinho e alaranjado, encantou os telespectadores. Tanto que, mesmo se tratando de uma vilã, o país ficou viciado em ouvir e cantar 'Você Sempre Será', uma das principais músicas da personagem, que inclusive foi gravada com a voz da atriz.

Não é segredo para ninguém que Marjorie continua trilhando uma trajetória e tanto como atriz. Com várias novelas e filmes no currículo, a artista também é cantora e compositora! Vale lembrar que as últimas aparições da morena na Globo foram nas reprises de 'A Vida da Gente', 'Império' e na série 'Sob Pressão'.

Fatinha roubava a cena das tardes na Globo, em 2012 - Globo
Fatinha roubava a cena das tardes na Globo, em 2012 - Globo

2012 - Fatinha (Juliana Paiva)

Cheia de ousadia, Fatinha conquistou o Brasil com seu carisma, charme e talento. A personagem de Juliana Paiva era a famosa 'piriguete' e ela não ligava para a fama que tinha não, pelo contrário! A Maria de Fátima adorava que os meninos do 'Colégio Quadrante' ficassem caidinhos por ela, até o momento em que ela se apaixonou perdidamente por Bruno (Rodrigo Simas).

A loira fazia de tudo pela atenção do gato universitário, que depois de muita insistência acaba se entregando ao amor que sentia pela jovem. O casal fez tanto sucesso na época que os fãs da novela criaram páginas dedicadas a 'BruTinha' (mistura dos nomes dos personagens).

O sucesso da personagem foi tanto que Juliana Paiva ainda voltou, em 2014, para uma participação especial como Fatinha. Na Globo, a musa ainda se destacou em várias outras novelas, como 'Salve-se Quem Puder', 'Totalmente Demais' e 'Cheias de Charme'.

Vale lembrar que ela roubou a cena como protagonista de 'O Tempo não Para', em que viveu Marocas, que após um acidente em 1886 passou anos congelada com sua família e escravos. Nos dias atuais, Paiva conquistou os fãs ao dar vida a uma jovem confusa, apaixonada e muito a frente do seu tempo.

As Five fizeram sucesso na 'Malhação', de 2017, e mais tarde, e 2020, ganharam uma série - Globo
As Five fizeram sucesso na 'Malhação', de 2017, e mais tarde, e 2020, ganharam uma série - Globo

2017 - As Five

Não podíamos encerrar nossa lista sem citar as queridinhas do momento! Em 'Malhação: Viva a Diferença', em 2020, o público se apaixonou por cinco personagens que marcaram a história da série de televisão.

Benê (Daphne Bozaski), Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti) e Ellen (HeslaineVieira) se conhecem em um vagão do metrô em um momento para lá de delicado. Acontece que a personagem de Medvedovski começa a entrar em trabalho de parto.

Os assuntos tratados ao longo dessa temporada de 'Malhação' foram tão importantes que rendeu um grande prêmio internacional, o Emmy Awards Kids de melhor série. O sucesso foi tanto que em 2020 a GloboPlay criou uma série chamada 'As Five' – nome do grupo das jovens que conquistaram milhões de fãs pelo país – que mostra o reencontro das jovens, seis anos depois de se formarem no colégio.

O talento das meninas garantiu a elas um bom espaço na emissora, por exemplo, Gabriela Medvedovski e Daphne Bozaski ganharam personagens para lá de importantes na novela 'Nos Tempos do Imperador'.