AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

14 mitos e verdades que irão te surpreender

Júlia Arbex Publicado em 21/06/2016, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
14 mitos e verdades que irão te surpreender - Shutterstock
14 mitos e verdades que irão te surpreender - Shutterstock
1  Nariz quente significa que o animal está com febre
Mito. “Para saber se o animal está com febre é preciso tirar sua temperatura com termômetro via retal”, esclarece Vanessa.
Segundo a veterinária, focinho muito seco ou que começa a descamar pode ser sinal de algum problema de pele, como dermatite e dermatofitose.

2 Faz mal ao animal comer grama
Verdade. De acordo com Vanessa, isso vale principalmente para os cachorros, pois eles passeiam mais em parques e lugares arborizados que os gatos. “Além de irritar o estômago do animal, causando ânsia e vômito, comer muita grama pode fazer com que ele pegue algum tipo de verminose.”

3 Fêmeas devem ser castradas apenas depois da primeira ninhada
Mito. Quanto mais cedo, melhor. “Além de impedir a reprodução do animal, castrar a fêmea antes do primeiro cio (antes dos 6 meses de idade) é a melhor forma de prevenir doenças no sistema reprodutor, como câncer de mama e infecções no útero, além de gravidez psicológica”, diz a veterinária.

4 Formigas próximas da urina do cão podem ser um sinal de que ele esteja diabético
Verdade. De acordo com a profissional, um dos indícios de que há muito açúcar no sangue é por meio da urina, que atrai insetos,
principalmente a formiga. “Caso isso ocorra, leve seu pet ao veterinário para realizar exames de sangue e checar se ele realmente sofre de diabetes.”

5 Animais entendem o que o dono fala
Verdade. “Eles entendem o que queremos dizer, dependendo do tom da nossa voz. Falamos mais alto e forte quando damos bronca, mas na hora de demonstrar carinho e afeto, costumamos falar mais baixo e com uma voz meiga”, explica Andressa.

6 Gatos caem de pé
Mito. “Os felinos têm mais equilíbrio que os cachorros, mas cair de pé não é uma regra. Quanto mais baixa for a altura que ele cair,
maior a chance de se machucar”, esclarece Andressa.

7 Não se deve misturar a ração dos cães e dos gatos
Verdade. De acordo com a veterinária, cachorros e gatos têm necessidades nutricionais diferentes. “Se você tiver cão e gato em casa, por mais que eles convivam bem e fiquem na boa juntos, observe se um não está beliscando a comida do outro, pois comer a ração alheia pode alterar seu desenvolvimento”, alerta Andressa. Depois de algumas broncas, eles entendem de quem é cada
um dos potinhos de ração.

8 Os gatos ronronam quando estão felizes
Verdade. “Os felinos ronronam para se comunicar, principalmente para dizer que estão felizes e satisfeitos”, conta a profissional. Segundo ela, eles também demonstram felicidade quando se esfregam ou passam entre as pernas da pessoa. Pode testar: quando chegar em casa do trabalho, o seu gato vai te receber na porta? Perceba o motorzinho ligado.

9 Os cachorros enxergam em preto e branco
Mito. Tanto cães quanto gatos conseguem enxergar as cores, mas de uma maneira diferente que nós, humanos. “Ao contrário
da gente, esses pets não conseguem identificar todos os tons, somente azul e vermelho, e as cores são mais desbotadas e menos definidas”, conta a profissional.

10 Quando castrado, macho não faz mais xixi dentro de casa
Mito. O gato ou o cão que for castrado pode parar de fazer xixi para marcar território, mas não é uma regra. “Se tiver mais animais
na casa, é provável que ele continue urinando no ambiente.”

11 O cão abana o rabo somente quando está feliz
Mito. Quando o cachorro levanta o rabo bem alto e abana bem rapidinho significa que ele está feliz. “Mas também pode ser sinal de medo e alerta”, diz Andressa.

12 Os gatos também gostam de carinho
Verdade. “Diferentemente dos cachorros, que são mais receptivos, mimar o gato não é quando a gente quer. Ele vai até você quando desejar”, explica. Então, se conforme. Não é porque você gostaria que ele sentasse no seu colo na hora da novela que isso vai acontecer...

13 É impossível adestrar felinos
Mito. É possível. Na maioria dos casos, o único problema encontrado é em relação à personalidade do bichano. “Geralmente, esses animais são mais independentes do que os cachorros. Por isso, eles tendem a demorar um pouco mais para serem adestrados.” Andressa diz que se leva cerca de seis meses para adestrar um filhote de cão – já adestrar filhote de gato demora oito meses.

14 Mulheres grávidas não podem ter gato em casa
Mito. Antigamente, muitas grávidas não queriam ter gatinhos em casa por medo de contraírem toxoplasmose. Mas, segundo a
veterinária, isso é raro de acontecer. “Para ser infectada, a gestante precisa engolir fezes do gato doente.”