AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Dia da Consciência Negra

6 filmes e séries para assistir no Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra costuma reunir diferentes ações de combate ao racismo, além de proporcionar debates sobre o tema

Juliana Ribeiro, repórter de AnaMaria Digital Publicado em 20/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Produções para assistir neste sábado, 20 de novembro - Dvulgação/ Reprodução: Globoplay/ Reprodução: Netflix
Produções para assistir neste sábado, 20 de novembro - Dvulgação/ Reprodução: Globoplay/ Reprodução: Netflix

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste sábado, 20 de novembro, data dedicada à reflexão sobre a importância da comunidade negra na cultura do Brasil, chamando a atenção para os desafios que esse grupo ainda enfrenta nos tempos atuais.

A data, escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um dos mais importantes líderes negros da história do país, costuma reunir diferentes ações de combate ao racismo e proporcionar debates sobre o tema. 

Por isso, AnaMaria Digital selecionou 6 filmes e séries protagonizadas por artistas negros, além de documentários com histórias que têm em seu enredo a luta contra o racismo, ainda tão enraizado em nossa sociedade.  Confira!

1- OLHOS QUE CONDENAM (2019/ Netflix)

Reprodução/ Netflix

A minissérie, de Ava DuVernay, conta a história de cinco jovens negros do Harlem (bairro de Nova York, nos Estados Unidos), que vivem um verdadeiro pesadelo após serem acusados injustamente de um ataque brutal a uma mulher no Central Park. Em apenas quatro capítulos é possível se indignar e cair em lágrimas ao ver o sofrimento dos adolescentes, que perderam uma das melhores fases da vida para cumprir a pena de um crime que nunca cometeram.  

2- 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013/ Star+)

Divulgação

Solomon Northup é um negro livre em 1841, que vive uma vida pácífica ao lado da esposa e dos filhos. Acontece que um dia, depois de aceitar um trabalho em outra cidade, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo. Para sobreviver, Solomon supera humilhações físicas e emocionais e, ao longo de 12 anos, é explorado por dois senhores.

3- MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR (2016/ Youtube)

Divulgação

O longa conta a história de Chiron, um rapaz negro que mora em um bairro violento de Miami (EUA) e passa por inúmeros obstáculos e dificuldades enquanto trilha uma jornada de autoconhecimento. O filme, vale destacar, levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o de Melhor Filme em 2017.

4- DENTRO DA MINHA PELE (2020/ Globoplay)

Reprodução/ Globoplay

'Dentro da Minha Pele' é um documentário poético e humano que reúne diversas histórias que revelam o racismo estrutural que ainda segue enraizado na sociedade brasileira, seja no ambiente de trabalho, na política ou nas relações familiares.

5- MARIELLE: O DOCUMENTÁRIO (2020/ Globoplay)

Reprodução/ Glopoplay

O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido no dia 14 de março de 2018, comoveu o Brasil. Ousada, a moradora do Complexo da Maré não se intimidava e confrontava os problemas sociais mais sérios do Brasil, incomodando interesses de poderosos. Em seis episódios, o documentário mostra, além do lado profissional da ativista social, seu lado humano.

6- A VIDA E HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER ( 2020/ Netflix)

Divulgação/ Netflix

Protagonizada pela atriz Octavia Spencer, a série conta a história da ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos. Ela conquistou a própria fortuna após criar uma linha de produtos capilares para mulheres negras. Baseada em fatos reais, a minissérie conta com quatro episódios.