AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Acidentes com aquecedor a gás alertam para perigo; veja como se prevenir

Saiba como evitar e o que fazer em caso de vazamento de gás

Bruna Calazans Publicado em 16/07/2019, às 16h46 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como identificar vazamentos de gás - Vivian Ortiz
Saiba como identificar vazamentos de gás - Vivian Ortiz

Uma família de Santo André(SP) - pai, mãe, uma adolescente e um bebê de três anos - foi encontrada morta no último domingo (14). A suspeita da polícia é que os quatro perderam a vida após uma intoxicação causada por um vazamento de gás. O aquecedor do apartamento, localizado no 12º andar, estava sem chaminé. 

Em junho passado, um empresário de 57 anos e sua filha de oito foram encontrados mortos no apartamento dele em Campos do Jordão (181 km de SP). A polícia acredita que as vítimas inalaram gás que vazou de um aquecedor, acoplado a um botijão.

Um mês antes, outro caso triste foi o de uma família brasileira encontrada morta em um apartamento alugado via Airbnb em Santiago, no Chile. O motivo? Intoxicação causada pelo vazamento do aquecedor a gás.

Em dias frios comuns no inverno, como se manter aquecido e, ainda assim, prevenir que sua família sofra com este tipo de perigo?

ATENÇÃO É TUDO 

Para Maria Inês Harris, que possui Ph.D. em Química e Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres, ambos pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), o mais importante é que o aparelho aquecedor fique localizado em um ambiente aberto.

A especialista explica que, naturalmente, o gás não possui nenhum cheiro. No entanto, por questão de segurança e para que seja possível identificar um vazamento, são adicionadas substâncias com forte odor. Isso serve justamente para alertar quando há algo errado.

“Ao sentir o cheiro em um ambiente fechado, imediatamente abra  janelas e portas para promover a ventilação”, aconselha Maria Inês. Segundo ela, essa medida simples pode ser o diferencial entre continuar respirando ou não. 

Além disso, é importante ressaltar que, além do risco de intoxicação, o gás também é combustível e seu acúmulo pode levar a explosões e incêndios. Por isso, nessa hora, não faça nada que possa causar algum tipo de faísca, como mexer no fogão ou mesmo apertar o botão para acender a luz.

IDENTIFICANDO O PROBLEMA 

O vazamento de gás provoca sedação, o que gera um estado de confusão mental na pessoa atingida. Por estar em um ambiente com pouco oxigênio, o indivíduo exposto pode acabar morrendo por asfixia. 

Em casos assim, a primeira providência é manter o local arejado, abrindo portas e janelas. Sair do cômodo atingido e ir para um lugar bem ventilado também é essencial.

No entanto, dependendo do tempo de asfixia, pode ser necessário uma ventilação forçada com oxigênio. "Por isso, é muito importante que, nesses casos, a pessoa procure assim que possível por assistência médica". 

E, fique atento: apesar da questão do cheiro, o perigo é invisível. "A melhor maneira para a prevenir é instalar o aquecedor em ambiente externo, em um local bem ventilado", ressalta a química.