AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Anitta se revolta e discute com deputado durante transmissão ao vivo

A cantora conversava com o político sobre os direitos autorais

Da Redação Publicado em 06/05/2020, às 08h22 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A intenção da live era falar sobre uma emenda proposta por Felipe Carreras - Instagram/@anitta
A intenção da live era falar sobre uma emenda proposta por Felipe Carreras - Instagram/@anitta

Anitta promoveu uma live, na última terça-feira (5), com o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) para entender um pouco mais sobre uma emenda que, segundo ela, pode ser prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores.

A proposta do político afeta a Medida Provisória 948, falando sobre o cancelamento de eventos e serviços nos setores de turismo e cultural devido à pandemia do coronavírus. A emenda interfere na cobrança dos direitos autorais em eventos públicos e privados.

Atualmente, os empresários de eventos que arcam com esse valor - cerca de 10% da bilheteria para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A proposta de Carreras impõe que a taxa seja de 5% em cima do cachê dos artistas.

A mudança em questão foi o ponto que causou discordância entre Anitta e o deputado.

"Eu estou do lado de vocês, é uma via de mão dupla", disse ele durante o bate-papo. "Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado (os artistas). Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus... Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito... Que não é o momento", rebateu.

Após a réplica de Carreras, em que ele diz que está aberto ao diálogo, Anitta rebateu: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não tivesse sempre fiscalizando e vendo o que tá rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso".

A cantora resolveu então finalizar a conversa, mas foi interrompida pelo político. "Em primeiro lugar, estou à disposição do diálogo. Em segundo lugar, eu falei com a representante do Ecad que tem a outorga, que fala por vocês, porque eu não consigo falar com todo mundo. Com você eu posso falar amanhã, depois, com outros artistas, estou à disposição. Estou à disposição do diálogo, estou do lado de vocês".

"Eu não acho que você esteja, e essa é uma coisa que a gente não vai concordar, e a gente não vai acabar esse debate jamais. Então, obrigada pelo seu tempo, a gente continua aí lutando, você puxa daí, a gente puxa daqui, e vamos ver o que acontece", declarou a funkeira.

"Eu estou do lado de vocês. Eu quero ajudar vocês", reafirmou o deputado. "Não acho. Não concordo", disparou Anitta, que finalizou a transmissão logo em seguida.