AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Coronavírus

Anvisa autoriza inclusão de terceira dose na bula da Pfizer

Farmacêutica Pfizer havia dado entrada no pedido em setembro deste ano

Da Redação Publicado em 24/11/2021, às 19h03 - Atualizado às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anvisa aprova inclusão de dose de reforço na bula da Pfizer - Unsplash
Anvisa aprova inclusão de dose de reforço na bula da Pfizer - Unsplash

Após quase dois meses, a Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (24), o pedido da farmacêuticaPfizer de alterações na bula da vacina. Agora, o documento irá incluir também a terceira dose - ou dose de reforço. A decisão, contudo, é válida apenas para adultos, com mais de 18 anos, que já tenham tomado a segunda dose. 

Ao ressaltar o objetivo da mudança, a Pfizer afirmou que visa a maior proteção por meio da vacina, uma vez que, durante o período de pandemia, pode ocorrer uma diminuição dos anticorpos neutralizantes contra a covid-19, além do surgimento de novas variantes do vírus.

“O benefício-risco do uso da terceira dose é positivo a depender do contexto epidemiológico da pandemia no país, tendência de queda da efetividade da vacina, e deve considerar os dados limitados de segurança disponíveis”, afirmou a agência brasileira em nota.

Em relação ao grupo etário que terá acesso à nova decisão, a Anvisa explicou que “as doses de reforço não são recomendadas para os menores de 18 anos”, já que “as evidências disponíveis no momento apontam que o benefício da dose adicional pode ser pequeno para esse grupo”.

Vale lembrar que a terceira dose só deve ser aplicada depois de pelo menos seis meses da conclusão do esquema vacinal