Anvisa autoriza inclusão de terceira dose na bula da Pfizer

Farmacêutica Pfizer havia dado entrada no pedido em setembro deste ano

Da Redação Publicado quarta 24 novembro, 2021

Farmacêutica Pfizer havia dado entrada no pedido em setembro deste ano
Anvisa aprova inclusão de dose de reforço na bula da Pfizer - Unsplash

Após quase dois meses, a Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (24), o pedido da farmacêutica Pfizer de alterações na bula da vacina. Agora, o documento irá incluir também a terceira dose - ou dose de reforço. A decisão, contudo, é válida apenas para adultos, com mais de 18 anos, que já tenham tomado a segunda dose. 
 
Ao ressaltar o objetivo da mudança, a Pfizer afirmou que visa a maior proteção por meio da vacina, uma vez que, durante o período de pandemia, pode ocorrer uma diminuição dos anticorpos neutralizantes contra a covid-19, além do surgimento de novas variantes do vírus.
 
“O benefício-risco do uso da terceira dose é positivo a depender do contexto epidemiológico da pandemia no país, tendência de queda da efetividade da vacina, e deve considerar os dados limitados de segurança disponíveis”, afirmou a agência brasileira em nota.
 
Em relação ao grupo etário que terá acesso à nova decisão, a Anvisa explicou que “as doses de reforço não são recomendadas para os menores de 18 anos”, já que “as evidências disponíveis no momento apontam que o benefício da dose adicional pode ser pequeno para esse grupo”.
 
Vale lembrar que a terceira dose só deve ser aplicada depois de pelo menos seis meses da conclusão do esquema vacinal
 

Último acesso: 01 Dec 2021 - 16:21:30 (1152562).