AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Abriram o freezer

Após madrugada mais fria do ano, São Paulo tem maio mais gelado desde 1990

Sensação térmica em São Paulo chegou a ser de temperaturas negativas em algumas regiões

Da Redação Publicado em 18/05/2022, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Onda de frio intenso atinge o Centro Sul do país. - Pavel Lozovikov/Unsplash
Onda de frio intenso atinge o Centro Sul do país. - Pavel Lozovikov/Unsplash

São Paulo teve a madrugada mais gelada de 2022 nesta quarta-feira (18), quando os termômetros marcaram 7ºC no Mirante de Santana às 6h. Isso também fez do mês de maio o mais frio desde 1990.

Anteriormente, o dia mais frio do ano havia sido registrado em 16 de abril, com 13,1ºC. Apesar dos 7ºC registrados, a sensação térmica tornou as temperaturas negativas em algumas regiões da cidade.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura a sensação térmica foi negativa – 4ºC, com rajadas de vento a quase 60 km/h, na região do Aeroporto de Congonhas.

E o sol até abriu na cidade, mas a temperatura não deve passar dos 14ºC, com ventos de até 40km/h. A partir de amanhã, a previsão é que a temperatura comece a subir, ficando entre 8ºC e 16ºC.

GEADA

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.