AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Apresentadora do ‘É de Casa’ reproduz atitude considerada racista e colega tenta evitar embaraço

Talitha Morete teria reproduzido o racismo estrutural e Manoel Soares percebeu

Da Redação Publicado em 14/06/2022, às 14h23

Silene foi convidada pela própria apresentadora para mostrar seu produto no 'É de Casa' - Reprodução/Instagram
Silene foi convidada pela própria apresentadora para mostrar seu produto no 'É de Casa' - Reprodução/Instagram

Talitha Morete teve uma atitude em que supostamente reproduziu o racismo estrutural no episódio do ‘É de Casa’ do último sábado (11), quando Silene, uma vendedora de cocadas, foi convidada para ir ao programa.

A aparição de Silene foi um convite da própria apresentadora, que frequenta o mesmo salão no Rio de Janeiro onde Silene vende suas cocadas. Morete a chamou para fazer a receita ao vivo no programa e as duas inclusive chegaram a cozinhar juntas.

No entanto, no momento de servir, Talitha deixou o trabalho para Silene, dizendo: “A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo”.

Percebendo a atitude da colega de trabalho, Manoel Soares, que é engajado em pautas antirracistas, interveio e se ofereceu para servir os doces. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse o apresentador.

Nas redes sociais, os internautas criticaram o comportamento de Morete e aplaudiram a ação de Soares. “Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns, Manoel Soares”, escreveu um usuário no Twitter. “Racismo disfarçado de bondade! Que vergonha, hein, minha filha!”, criticou outra.

Além disso, vários famosos reagiram à situação no vídeo. No Instagram, Tia Má encorajou as pessoas a consumirem o produto de Silene: “Sabe o que queria mesmo? Que dona Silene viralizasse, que as cocadas dela virassem uma iguaria disputada”.

“Vamos seguir Cocadas da Silene e celebrar essa mulher que está pronta para ser servida e receber muito afeto de todos nós! Mais carinho e menos servidão para as nossas!”, finalizou, fazendo uma referência à problemática do racismo estrutural.

{# Taboola Newsroom #}