Assim como ‘O Clone’, veja 10 novelas que se passam em destinos turísticos

10 Novelas da Globo que se passam em destinos turísticos famosos

quarta 11 setembro, 2019
O Clone no Marrocos
O Clone no Marrocos Foto:Reprodução/ TV Globo / Joao Miguel Junior

Uma das principais qualidades das novelas é seu poder de transportar seus telespectadores para outras vidas, cheias de tramas mirabolantes, vilões terríveis e romances de tirar o fôlego.

No entanto, não é apenas um enredo bem escrito que consegue fazer quem assiste a produção viajar com a história.

Nos últimos anos, vários autores de novela brasileiros optaram por desenvolver as suas histórias em vários lugares do mundo, como Marrocos, Turquia e Itália, entre outros países.

AnaMaria Digital separou 10 novelas que se passaram em destinos turísticos famosos, e que sonhamos em conhecer.

Aperte os cintos e confira a nossa seleção!

1 - 'O CLONE', NO MARROCOS 


Crédito: Reprodução/TV Globo 

A história de amor vivida por Jade Rachid (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício), derreteu corações de todo o Brasil em 2001, quando foi exibida pela primeira vez. Assinada por Glória Perez, a trama se passava entre o Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o Marrocos. 

O folhetim, que abordou a diversidade cultural e mergulhou nos costumes muçulmanos, apresentou a arquitetura e paisagens naturais únicas. Marcado pelo clima Mediterrâneo, o país é reconhecido por suas feiras de artesanato, além de encantadores de serpentes e acrobatas.

Uma boa vantagem que o passeio pelo comércio marroquino apresenta são os preços vantajosos aos turistas brasileiros, uma vez que a moeda nacional, o Dirham Marroquino, é desvalorizado frente ao Real. 

2 - 'SALVE JORGE', NA TURQUIA 


Crédito: Reprodução/Rede Globo/Jose Nilton Silva

A novela, também escrita por Glória Perez, retratou o polêmico tema do tráfico de pessoas. Narrando a história de Morena (Nanda Costa), uma jovem nascida na Comunidade do Alemão que é levada à força para trabalhar em uma boate noturna na capital da Turquia.

Inicialmente, a produção se passou na cidade da Capadócia, localizada há 735 km da capital e retratou os aspectos mais rústicos da cultura local. Além disso, exibiu externas de tirar o fôlego dos tradicionais passeios de balões que sobrevoam as formações rochosas de formato lunar características do local. 

A história também se passou em Istambul, o centro econômico do país, que abriga mais de 13 milhões de habitantes. Apesar da vida cosmopolita, a região apresenta palácios históricos e importantes edificações religiosas, como a Basílica de Santa Sofia. A última cidade da rota de gravações foi Éfeso, na província de Esmirna, famosa por abrigar o Templo de Ártemis, considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo. 

3 - 'POR AMOR', NA ITÁLIA


Crédito: Reprodução/Rede Globo 

A trama, de Manoel Carlos, foi ao ar pela primeira vez em 1997 e atualmente está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Conta a história de Helena (Regina Duarte), uma mãe que dá à luz no mesmo dia que sua primogênita, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Ao notar a morte do neto, ela troca os bebês na maternidade. Apesar do drama se passar no Rio de Janeiro (RJ), a história teve início durante uma deliciosa viagem das protagonistas até Veneza, na Itália.

O local é o plano de fundo do encontro entre Helena e Atílio (Antônio Fagundes). Abrigando famosos pontos turísticos, tais como a Basílica da Piazza San Marco, o Palazzo Ducale, diversos museus e um farol-campanário, a cidade exala romance ao ser explorada a pé ou por meio dos tradicionais passeios de gôndolas. 

4 - 'PÁGINAS DA VIDA', NA HOLANDA


Crédito: Reprodução/Rede Globo

A primeira parte do enredo, escrito por Manoel Carlos, se passa na capital da Holanda, Amsterdam, local para onde a jovem Nanda (Fernanda Vasconcellos) vai para estudar. Lá ela acaba conhecendo Léo (Thiago Rodrigues), de quem engravida de gêmeos. Na produção, o já famoso uso das bicicletas é explorado nas cenas externas, além, é claro, dos takes exibindo os famosos campos de tulipas. 

A cidade também é constituída por múltiplos canais, pelos quais é possível realizar passeios de barco. Àqueles que preferem terra firme, podem relaxar no parque Vondelpark ou cair na farra nas boates pelos arredores do Red Light District. Outro passeio interessantíssimo é a Casa da Anne Frank, importante figura histórica do período da invasão nazista aos país. 

5 - 'CAMINHO DAS ÍNDIAS', NA ÍNDIA


Crédito: Reprodução/Rede Globo/Rafael França

A novela, exibida pela primeira vez em 2009, abordou principalmente o sistema de castas pelo o qual a sociedade indiana é dividida. Na história de Maya (Juliana Paes), Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia), os telespectadores conheceram características da cultura e da luxuosa estética do país, tornando popular a música, a moda e os cartões postais do local. 

Mesmo tendo tido cenas gravadas na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a trama de Glória Perez foi dividida entre o núcleo que vivia na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e o da província de Jaipur, na Índia. Mostrou pontos turísticos famosos, como o Taj Mahal, Forte Amber e o Rio Ganges, além da gigantesca capital Nova Délhi, que abriga 21,75 milhões habitantes e é reconhecida por seu trânsito caótico, comidas de rua exóticas e centros comerciais especializados na fabricação de tecelagem. 

6 - 'ESPELHO DA VIDA', CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS


Crédito: Reprodução/Divulgação

Com uma temática espirita, a história foi ambientada no passado, em 1932, e no presente. Na fase contemporânea da narrativa, idealizada por Elizabeth Jhin, vemos Cris Valência (Vitória Strada) que vai à Rosa Branca, cidade natal de seu noivo, o diretor de cinema Alain Dutra (João Vicente de Castro), gravar um filme. Lá, a atriz se depara com acontecimentos estranhos que a levam a investigar o famoso assassinato da aristocrata Júlia Castello (também interpretada por Vitória Strada)  que aconteceu há mais de 50 anos. 

Para ilustrar a cidade fictícia, foram utilizadas diferentes províncias do roteiro histórico de Minas Gerais (MG), entre elas Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Carrancas. Há aproximadamente 100 km da capital Belo Horizonte, as construções centenárias de Vila Rica foram amplamente exploradas. Na trama, a arquitetura de casas, bibliotecas, ruas e igrejas típicas do estilo barroco de Minas Gerais são exibidas.

7 -  'AMOR ETERNO AMOR', NO PARÁ


Crédito: Reprodução/ TV Globo / Alex Carvalho

A trama, escrita por Elizabeth Jhin, conta a história do domador de búfalos Rodrigo (Gabriel Braga Nunes), que é afastado de sua verdadeira mãe após ser sequestrado e levado para o interior do estado de Minas Gerais (MG). Apesar de existirem passagens do drama que foram capturadas na cidade de Carrancas (MG), a atração conta com paisagens naturais do estado do Pará. 

Entre os destinos visitados, estavam a capital Belém, a cidade de Soure, e a vila de Alter do Chão, que fica nos entremeios da floresta Amazônica e abriga verdadeiras praias que surgem durante o período de baixa do Rio Tapajós. 

8 -  'DA COR DO PECADO', NO MARANHÃO


Crédito: Reprodução/ TV Globo / Gianne Carvalho

A novela retratou o triângulo amoroso formado pela feirante Preta (Taís Araújo), Paco (Reynaldo Gianecchini) e Bárbara (Giovanna Antonelli).  O cenário no qual os dois primeiros se apaixonam é a cidade de São Luís, mas não é apenas na capital do Maranhão que a história se desenvolve. As províncias de Alcântara e Barreirinhas marcam presença na atração, além do turístico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

A cidade histórica de Alcântara, há 421 km de São Luís, abriga casarões, igrejas e ruínas coloniais. Já Barreirinhas, traz uma paisagem inusitada, formada pelo parque de dunas e a grandiosa área de manguezal, além do Rio Preguiça que forma praias de água doce.

9 -  'SOL NASCENTE', NA REGIÃO DOS LAGOS NO RIO DE JANEIRO  


Crédito: Reprodução/Rede Globo/ João Miguel Junior

A novela, que foi ao ar em meados de 2016, narra a história de duas famílias de imigrantes que se tornam amigas ao chegarem ao Brasil, mais especificamente na cidade litorânea fictícia de Arraial do Sol Nascente. Os protagonistas Mário (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli) eram amigos de infância até que a jovem decide ir estudar no Japão, fazendo com que Mário finalmente percebesse que seus sentimentos por ela iam além da amizade. 

Para dar vida a cidade fictícia, a produção, idealizada por Walther Negrão, contou com as paisagens paradisíacas das praias da famosa Região dos Lagos, localizada no estado do Rio de Janeiro (RJ). Também conhecida por Costa do Sol, o complexo é composto por um conjunto de 7 cidades, entre elas destaca-se a península de Búzios, formada por mais de 20 praias. Arraial do Cabo, que também é chamado de Caribe brasileiro, e é muito visitado por turistas para a realização de mergulhos que possibilitam ver tartarugas do mar e golfinhos; 

Por fim, Cabo Frio, cidade de maior infraestrutura da região, localiza-se entre Arraial do Cabo e Búzios e também apresenta praias muito procuradas pelos turistas como a Praia do Forte, Praia Brava e a Ilha do Japonês 

10 -  'FLOR DO CARIBE', NO RIO GRANDE DO NORTE 


Crédito: Reprodução/Divulgação

A disputa entre os melhores amigos de infância Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli) pelo amor de Ester (Grazi Massafera), uma guia turística apaixonada pelas belezas naturais da fictícia Vila dos Ventos, teve como plano de fundo diversos locais do Rio Grande do Norte (RN). Além de se passar nas cidades de Baía Formosa e Natal, a trama de Walther Negrão fez algumas gravações na Guatemala, aproveitando florestas tropicais localizadas no país.

Capital do estado e famoso destino entre os turistas europeus, Natal destaca-se por lugares como os parrachos de Maracajaú, as dunas de Genipabu, as praias da Pipa e do Amor e o histórico Forte dos Reis Magos. A fortaleza, que acredita-se ter sido a primeira edificação de posse da Coroa Portuguesa no Brasil, abrigava antigos alojamentos, canhões e uma capela, além do Marco de Touros, documento nacional histórico mais antigo datado de 1501. 

Beatriz Crescíulo
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

ANAMARIA RECEITAS

  1. 1 Aposte em pães caseiros diferentes e surpreenda no café da tarde Surpreenda no café da tarde: Veja 6 receitas que fogem do tradicional
  2. 2 Vale a pena conferir esse cupcake que promete adoçar o seu dia
  3. 3 'Dia da Cachaça': veja receitas para preparar um almoço com a iguaria
  4. 4 Esse hambúrguer prático é de dar água na boca
  5. 5 Dia do Amendoim: confira seis receitas para celebrar a data