AnaMaria

‘BBB 19’: Tereza diz que “brancas de olhos claros também sofrem racismo” 

Participantes contavam os casos de preconceito que já sofreram

Da Redação Publicado em 19/01/2019, às 11h27 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Tereza é pernambucana e já se casou seis vezes. - Globo/Victor Pollak
Tereza é pernambucana e já se casou seis vezes. - Globo/Victor Pollak

Durante uma conversa com os brothers, as sisters Rízia e Gabriela dividiram as histórias de preconceito quando Tereza, participante mais velha desta edição, interrompeu para expressar sua opinião.

Segundo ela, “mulheres brancas de olho claro passam por racismo". Com o comentário polêmico, Gabriela discordou da colega. “Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existisse navios 'branqueiros', que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos", disse ela.

A ativista Rízia aproveitou para complementar o comentário da artista plástica: "Você é branca, não vai acontecer como rola comigo, entrar em uma loja de rica e ser seguida por um segurança", disse a militante do movimento body positive.

Na noite da última quinta (17), os brothers tiveram uma pequena discussão por conta do ronco nos quartos na hora de dormir. Isabella sugeriu o revezamento dos cômodos por parte de Rodrigo - que estaria roncando -, e foi apontada como racista nas redes sociais, já que não é apenas ele o responsável da ação.