AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Bolsa de gelo ou de água quente? Veja qual a melhor para cada problema

Quente ou fria? Qual é a melhor para cada tipo de problema?

Da Redação Publicado em 16/01/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escolher a temperatura certa vai causar alívio nas suas dores - Getty Images
Escolher a temperatura certa vai causar alívio nas suas dores - Getty Images

Usadas para aliviar a dor em caso de lesão, inchaço ou cólica, as bolsas de água quente ou de gelo funcionam como analgésicos naturais.

O problema é que muitos ficam em dúvida na hora de escolher a temperatura certa para cada tipo de problema. 

Além de não trazer o alívio desejado para a dor, o uso incorreto de gelo e calor pode até mesmo agravar uma lesão. Por isso, é recomendável sempre buscar a orientação de um médico para estabelecer o tratamento adequado.

AnaMaria Digital conversou com Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede nacional de farmácias Extrafarma, para esclarecer corretamente a questão.

BOLSA DE GELO

Devem ser preferencialmente usadas para aliviar inchaços e hematomas causados por pancadas e quedas, além de lesões nas articulações. Seu efeito é maior quando aplicadas até 48 horas após a lesão. Em caso de entorses, quanto mais rápida for a aplicação, melhor o resultado. 

Funciona porque o gelo atua como um anti-inflamatório, reduzindo sintomas como vermelhidão, inchaço e dor, além de ajudar a reduzir a extensão da lesão, quando aplicado imediatamente.

BOLSA DE ÁGUA QUENTE

Devem ser usadas como alívio imediato para tensões musculares mais prolongadas, tais como torcicolo, e cólicas abdominais, comuns no período menstrual, já que o calor incentiva o relaxamento muscular. 

“Como o calor também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação, a bolsa de água quente ainda é indicada em casos de lesões inflamadas com pus, como terçol ou furúnculos", diz Ribeiro.

Mas, atenção: ao usar a bolsa de água quente, é importante ficar atento para a temperatura do líquido e o tempo de aplicação, para que o uso não resulte em queimaduras.

COMBINAÇÃO QUENTE + FRIO

Dependendo da situação, a técnica mais indicada não é nem com gelo, nem com água quente, mas sim a combinação dos dois. Em caso de distensão muscular, alguns tipos de inflamações e dores de cabeça, causadas por tensão nervosa ou muscular, é recomendado o uso alternado de gelo e bolsa de água quente.

Funciona por conta das sequências de contração e dilatação dos vasos sanguíneos provocadas pela alternância de frio e calor. Isso estimula a circulação sanguínea na região em que é aplicado.