AnaMaria
Últimas Notícias / Imunizantes!

Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer

Imunizantes chegam em quatro voos até o fim da noite

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo Publicado em 12/09/2021, às 15h25 - Atualizado às 15h25

Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer - Pixabay
Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer - Pixabay

O Brasil recebe hoje (12), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), 5.181.930 doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. São quatro lotes, que chegam em voos separados até o fim da noite.

Após o desembarque, as vacinas serão levadas para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e, em seguida, enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

De acordo com a Pfizer, com as remessas de hoje, já são 72 milhões de doses do imunizante entregues ao país. No total, segundo a empresa, o Brasil receberá 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2021, por meio de dois contratos de fornecimento da vacina. 

O primeiro contrato, fechado em com o Ministério da Saúde em 19 de março, prevê a entrega de 100 milhões de doses até o fim de setembro. Já o segundo, assinado em 14 de maio, prevê mais 100 milhões entre outubro e dezembro.

INTERVALO ENTRE DOSES

A prefeitura de São Paulo anunciou, recentemente, uma nova alteração no calendário de vacinação contra a covid-19. Isso porque os paulistanos que tomaram os imunizantes da Pfizer ou Astrazeneca há 30 dias já podem se inscrever na chama 'xepa' - que usa as doses remanescentes - para receberem a segunda dose.

Atualmente, o intervalo entre as duas doses era de 60 dias, entretanto, com o avanço da vacinação, a população adulta da capital pode se imunizar completamente antes do esperado. O calendário prevê também a imunização dos adolescentes que têm entre 16 e 17 anos e doenças preexistentes até o dia 25 de agosto.

O objetivo do prefeito Ricardo Nunes é conter os avanços do vírus o quanto antes, o que já tem mostrado ótimos resultados nas últimas semanas.