AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Brasil volta ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas

Aproximadamente 15 milhões de brasileiros passam fome no país

Da Redação Publicado em 07/07/2022, às 15h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 2015, no último levantamento da FAO, o Brasil não se encontrava no Mapa da Fome - Unsplash/Ricardo Díaz
Em 2015, no último levantamento da FAO, o Brasil não se encontrava no Mapa da Fome - Unsplash/Ricardo Díaz

O Brasil voltou a entrar no Mapa da Fome na ONU após ultrapassar a marca de 2,5% da população lidando com a falta crônica de alimentos.

Atualmente, 4,1% das pessoas enfrentam a fome crônica no país. A situação no Brasil é mais grave do que a média global, já que quantidade de pessoas em insegurança alimentar moderada e grave é maior do que no resto do mundo.

De acordo com dados da ONU, a fome crônica é um problema que afeta habitantes de todos os países. Em 2021, 828 milhões passaram fome no planeta.

Só no Brasil, 61 milhões enfrentaram a insegurança alimentar entre 2019 e 2021. O número de brasileiros que passaram fome foi de 15 milhões.

A pesquisa da organização faz uma média da situação alimentar no país durante três anos. Entre 2014 e 2016, por exemplo, havia menos de 4 milhões de pessoas em insegurança alimentar grave.

Para o Jornal Nacional, o diretor do Programa de Alimentos da ONU no Brasil Daniel Balaban opinou que a situação piorou no país antes mesmo da pandemia: “O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Essa população precisa do apoio de políticas públicas para ser incluída na cidadania, incluída na sociedade”.

Ele ainda disse que é necessário “fazer com que as pessoas possam produzir, possam participar, colocar pequenos negócios, possam ter hoje uma formação educacional diferenciada, uma formação profissional diferenciada”.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) realizou o último levantamento do Mapa da Fome em 2015, ano no qual o Brasil tinha saído da classificação. No entanto, desde 2018 o país voltou a ela.

Rafael Zavala, o representante da FAO no Brasil, disse que são necessários investimentos do governo em políticas que solucionem a questão da fome a longo prazo.

“A fome é uma tarefa de todos, mas também temos que gerar um esquema de diminuir riscos. Como? Se as políticas públicas estão dirigidas a fomentar a criação de empregos remunerados que gerem renda para as famílias, uma grande tarefa é investir para criar empregos e gerar estabilidade econômica na sociedade”, comentou.