AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Campanha da Fraternidade 2023: tema deste ano é a fome

'Emergência sobre assunto' motivou escolha, diz igreja Católica sobre Campanha da Fraternidade

Da Redação Publicado em 22/02/2023, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema a fome. - CNBB/Divulgação
Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema a fome. - CNBB/Divulgação

A Campanha da Fraternidade 2023 terá início nesta quarta-feira (22), com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) trazendo, pela terceira vez, o tema fome para a reflexão durante a quaresma, período que vai do Carnaval até a Páscoa. A escolha foi motivada, segundo a CNBB, pela "emergência sobre o assunto".

Com o tema "Fraternidade e Fome", e o lema bíblico "Dai-lhe vós mesmo de comer!" – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. O lançamento da campanha da fraternidade foi marcado para 10h desta quarta, em Brasília. "Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco", diz a CNBB.

Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

Um relatório da ONU mostrou que o Brasil está novamente no 'Mapa da Fome'. Também conforme pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho de 2022, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

ENTENDA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi "Igreja em Renovação". Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem. Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!