AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Vacinação

Cerca de 67 mil pessoas são vacinadas no Dia D da campanha contra o sarampo em SP

Campanha de vacinação contra sarampo atingiu 67 mil pessoas no Dia D

Da Redação Publicado em 22/07/2019, às 10h35 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha de vacinação contra o sarampo vai até dia 16 de agosto - iStock
Campanha de vacinação contra o sarampo vai até dia 16 de agosto - iStock

O governo do estado de São Paulo declarou que mais de 67 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo na capital e em outras 14 cidades, no último sábado (20), o Dia D da campanha. 

O público-alvo são os jovens entre 15 e 29 anos. Em entrevista para a Rádio Jovem Pan, Helena Sato, diretora de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, contou que essa faixa etária de pacientes não costuma tomar a segunda dose e, por isso, ficam sem proteção.

Entretanto, nem todos os pacientes poderão imunizados. “A vacina de é de vírus vivo atenuado. Ou seja, pessoas em tratamento com quimioterapia, radioterapia ou pessoas imunodeprimidas e as grávidas não podrão ser vacinadas.”

A vacina aplicada é a tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola. A campanha vai até o dia 16 de agosto com a meta de imunizar três milhões de pessoas. 

Desde o início do ano, 484 casos de sarampo já foram confirmados em todo o estado, sendo que 75% dos registros foram na capital.

SARAMPO

O sarampo é uma doença altamente transmissível. Segundo cálculos da Organização Mundial da Saúde, o paciente com sarampo contamina pelo menos 16 pessoas desprotegidas.  

A doença se apresenta com pequenas regiões vermelhas no tórax, passando para os braços e causando febre. Pode ocasionar conjuntivite, coriza e mal-estar geral