AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Premiação

Chico Buarque ironiza declaração de Jair Bolsonaro sobre Prêmio Camões

Cantor Chico Buarque ironizou comentário de Bolsonaro e assinatura de diploma

Da Redação Publicado em 10/10/2019, às 11h40 - Atualizado às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chico Buarque rebateu comentário de Jair Bolsonaro sobre Prêmio Camões - Instagram
Chico Buarque rebateu comentário de Jair Bolsonaro sobre Prêmio Camões - Instagram

Chico Buarque usou o Instagram para ironizar a declaração de Jair Bolsonaro sobre a assinatura em seu diploma do Prêmio Camões, na quarta-feira (9). 

“A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”, disse o cantor, que foi selecionado para receber a premiação da literatura portuguesa. 

Vale ressaltar que Chico Buarque é um dos maiores críticos do governo Bolsonaro na classe artística.

O Prêmio Camões foi instituído em 1989, e concede 100 mil euros (em torno de R$ 447 mil), anualmente, para "um escritor cuja obra contribua para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa". 

A parcela brasileira já foi paga, em junho. O que segue pendente é a assinatura do diploma, que comprova o recebimento do prêmio. A entrega do documento está prevista para abril de 2020. 

ENTENDA

Jair Bolsonaro avisou, na última terça-feira (8), que não deve assinar o diploma que será concedido a Chico Buarque por ele vencer o Prêmio Camões.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o presidente foi questionado sobre o assunto na entrada do Palácio da Alvorada. Inicialmente, ele respondeu que sua decisão seria segredo.

"Eu tenho prazo? Até 31 de dezembro de 2026, eu assino", respondeu, citando uma possível reeleição. Vale ressaltar que o atual mandato de Jair Bolsonaro termina em dezembro de 2022.