AnaMaria

Cidade gaúcha inaugura estátua do Cristo maior que a do Rio de Janeiro

Nova estátua do Cristo tem nada menos que 43,5 metros de altura

Da Redação Publicado em 26/04/2022, às 13h10

Coração do Cristo permitirá vista panorâmica do Vale do Taquari - Prefeitura de Encantado
Coração do Cristo permitirá vista panorâmica do Vale do Taquari - Prefeitura de Encantado

A Estátua do Cristo Protetor foi concluída, na última sexta-feira (22), no município de Encantado. Localizado a 145 km de Porto Alegre (RS), o novo monumento tem 43,5 metros de altura e supera os 38 metros do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).

A construção da estátua começou em 2019, no topo do Morro das Antenas - que está a 400 metros acima do nível do mar. O peso total do ícone é de 1.700 toneladas devido à altura e à envergadura de 39 metros dos braços.

Em entrevista ao Estadão, o supervisor geral de Obras e Planejamento, Arthur Lopes, afirmou que alguns detalhes ainda precisam ser finalizados. “Faltam realizar obras de apoio em torno da escultura, como restaurante, sanitários e capela. Estamos fazendo aos poucos, pois dependemos de doações financeiras", explicou.

O coração do Cristo, que terá vista panorâmica do Vale do Taquari, também só abrirá aos visitantes em agosto. "Temos de instalar os vidros e posteriormente o elevador de acesso ao coração", disse o empresário responsável, Rafael Fontana.

Exceto por estes detalhes, a visitação ao Cristo Protetor está aberta aos sábados e domingos das 9h às 17h. O valor dos ingressos com direito à visita guiada é de R$ 20 por pessoa.

Vale destacar que a nova construção é poucos metros menor que a Estátua da Liberdade (46 metros), em Nova York, e que a Santa Rita de Cássia (56 metros), no Rio Grande do Norte. Ela também será superada por projeto autorizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que visa a instalação de um estátua gigante de aço inoxidável de Nossa Senhora, com 50 metros de altura, na cidade de Aparecida (SP).