Cinco dicas para acertar no 'Dia do Churrasqueiro'

Confira algumas dicas para agradar os amantes de carne no 'Dia do Churrasqueiro'

segunda 30 setembro, 2019
Confira cinco dicas de ouro para acertar no churrasco
Confira cinco dicas de ouro para acertar no churrasco Foto:IStock

Seja profissional ou "piloto" apenas em datas especiais, os churrasqueiros também tem seu dia especial, celebrado nesta segunda-feira (30).

Para celebrar a data, AnaMaria Digital conversou com o pessoal da Montana Grill e separou cinco dicas para agradar os amantes de carne.

1- ORGANIZE A COZINHA ANTES

Para começar, separe e organize os materiais necessários, como utensílios, alimentos e tempero, evitando possíveis empecilhos. Tenha um espaço livre próximo à churrasqueira e tome o cuidado de limitar a circulação de pessoas por perto.

2- CONHEÇA OS TIPOS DE CORTE E TENHA PACIÊNCIA

Um dos principais requisitos para ser um bom churrasqueiro é ter paciência. Isso porque cada carne tem um tempo correto para chegar ao ponto. Exemplos comuns são a picanha e o contrafilé, que devem ir à churrasqueira cortados em pedaços. Porém, não devem ser finos, ficando com espessura de três centímetros. Já a costela e o cupim são peças assadas inteiras e ficam prontas em até três horas. Tais cortes ficam ainda mais deliciosos quando servidos ao ponto, já que estarão mais macios, prontos para agradar até o paladar mais requintado.

3- CAPRICHE NO BÁSICO

Linguiça e frango não podem faltar na hora de assar uma carne. Para a primeira, o recomendado é que seja assada inteira, ou seja, nada de cortar ao meio para ficar pronta mais rápido. O frango jamais deve ser servido fora do preparo correto, que é “do ponto para mais”. Mas atenção: deixá-lo por mais tempo no fogo não quer dizer deixar esturricar: um frango seco é um frango perdido.

4- DIVIDA O ESPAÇO

Mesmo que você tenha uma churrasqueira pequena, faça uma divisão: de um lado coloque brasas mais intensas para carnes que assam mais rápido. Assim, a mesa estará sempre abastecida e os convidados preparados para as estrelas do churrasco: a picanha e o cupim, que devem ocupar o outro lado do grill por levarem mais tempo para assar.

5- CUIDADO COM A ÁGUA

Uma atitude muito comum em churrascos é molhar a brasa para conter algum “fogo rebelde”. Saiba que isso é um erro que pode condenar a qualidade da sua carne. Para baixar as chamas agitadas e evitar que os assados queimem, basta levantar a grelha ou mover as carnes para fora do fogo.

Da Redação
Atualizado sexta 27 setembro, 2019 (1080436)
Leia Mais:

ANAMARIA RECEITAS

  1. 1 Pudim mesclado com creme de coco; veja o passo a passo Pudim mesclado com creme de coco; confira como preparar
  2. 2 Muffin rápido de banana e goiabada; veja como preparar essa delícia
  3. 3 Creme Caipira; veja como preparar esta receita saborosa
  4. 4 Frango grelhado com manteiga aromatizada; se surpreenda com o sabor
  5. 5 Especial de fim de ano: Torta de Ricota com Frutas Secas