AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Começa hoje a campanha de vacinação contra sarampo na Grande São Paulo

Cinco cidades da Grande São Paulo iniciam campanha de vacinação contra sarampo

Da Redação Publicado em 11/07/2019, às 11h14 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha de vacinação contra sarampo é para jovens entre 15 e 29 anos - Banco de Imagem/Getty Images
Campanha de vacinação contra sarampo é para jovens entre 15 e 29 anos - Banco de Imagem/Getty Images

Começa nesta quinta-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo na Grande São Paulo: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos e Osasco. A dose pode ser encontrada nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e outros pontos das cidades. 

A ampliação foi motivada pela intensa circulação do vírus nestas cidades, onde o estado pretende imunizar 900 mil jovens entre 15 e 29 anos, que são mais vulneráveis por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina.

No entanto, é preciso ressaltar que a vacina não é indicada para gestantes e imunodeprimidos (pessoas com baixa imunidade), transplantados ou em tratamento de câncer. 

Na capital, onde a campanha começou em 10 de junho com meta de vacinar 2,9 milhões de pessoas, a adesão tem sido baixa. Até 1º de julho, o balanço revelou que apenas 47 mil tomaram a dose. 

O governo do estado tem mobilizado instituições públicas e privadas para oferecer a vacina em espaços de ampla circulação de pessoas, como parques, rodoviárias, escolas e universidades, visando aumentar a adesão. 

Por exemplo, haverá vacinação gratuita na estação Guaianases da linha 11-Coral da CPTM, nesta quarta (10). Basta levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

No estado já foram confirmados 206 casos. Na capital foram feitos 137 registros. Santos, no litoral, contou outros 23 casos, Santo André tem 12, São Bernardo sete e Guarulhos, cinco.

O sarampo é uma doença contagiosa, potencialmente grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. Ela não tem tratamento e pode causar infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas.