Começa hoje a campanha de vacinação contra sarampo na Grande São Paulo

Cinco cidades da Grande São Paulo iniciam campanha de vacinação contra sarampo

Da Redação Publicado quinta 11 julho, 2019

Cinco cidades da Grande São Paulo iniciam campanha de vacinação contra sarampo
Campanha de vacinação contra sarampo é para jovens entre 15 e 29 anos - Banco de Imagem/Getty Images

Começa nesta quinta-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo na Grande São Paulo: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos e Osasco. A dose pode ser encontrada nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e outros pontos das cidades. 

A ampliação foi motivada pela intensa circulação do vírus nestas cidades, onde o estado pretende imunizar 900 mil jovens entre 15 e 29 anos, que são mais vulneráveis por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina.

No entanto, é preciso ressaltar que a vacina não é indicada para gestantes e imunodeprimidos (pessoas com baixa imunidade), transplantados ou em tratamento de câncer. 

Na capital, onde a campanha começou em 10 de junho com meta de vacinar 2,9 milhões de pessoas, a adesão tem sido baixa. Até 1º de julho, o balanço revelou que apenas 47 mil tomaram a dose. 

O governo do estado tem mobilizado instituições públicas e privadas para oferecer a vacina em espaços de ampla circulação de pessoas, como parques, rodoviárias, escolas e universidades, visando aumentar a adesão. 

Por exemplo, haverá vacinação gratuita na estação Guaianases da linha 11-Coral da CPTM, nesta quarta (10). Basta levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

No estado já foram confirmados 206 casos. Na capital foram feitos 137 registros. Santos, no litoral, contou outros 23 casos, Santo André tem 12, São Bernardo sete e Guarulhos, cinco.

O sarampo é uma doença contagiosa, potencialmente grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. Ela não tem tratamento e pode causar infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. 


 

Último acesso: 27 Oct 2021 - 17:04:21 (1069699).