AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Covid-19: Brasil registra mais dois casos da variante Ômicron

Os infectados seguem isolados em Brasília, capital do país

Da Redação Publicado em 03/12/2021, às 10h22 - Atualizado às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil registra cinco casos da variante Ômicron - Pixabay
Brasil registra cinco casos da variante Ômicron - Pixabay

O Brasil registrou, na última quinta-feira (2), mais dois casos da Ômicron, a nova variante da covid-19.  Segundo informações do site G1, os pacientes, que foram isolados em Brasília, estavam em um vôo que veio da África do Sul, passou pela Etiópia e pousou em solo brasileiro no último sábado (27).

Até o momento, um dos infectados apresenta sintomas e o outro permanece assintomático. Somando os três casos que já haviam sido confirmados anteriormente, o país acumula, no total, cinco pessoas diagnosticadas com a nova cepa, que segue preocupando as autoridades de saúde.

Em meio a confirmação de novos pacientes com a Ômicron, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que a situação ainda não exige um "fechamento total": "Não podemos sair de uma situação libertária de festas, réveillon e carnaval para uma situação de fechamento total da nossa economia, porque as consequências nós não sabemos".

"Até porque não há motivo para isso. O que há é a notificação da variante, tem mutações, mas o grau de impacto na saúde de cada um nós não sabemos", acrescentou.

Segundo ele, os altos índices de vacinação no Brasil permitem o combate à nova mutação: "Ontem, 2 milhões de pessoas foram vacinadas. Isso nos dá tranquilidade para enfrentar não apenas a ômicron, mas outras variantes que podem surgir no mundo".

MAIS CASOS

O estado de São Paulo confirmou o terceiro caso da variante Ômicron do coronavírus, na última quarta-feira (1º). De acordo com a secretaria de saúde, trata-se de um homem de 29 anos que voltou da Etiópia e testou positivo para covid-19 no sábado (27), logo quando desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). 

A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz, do Governo de São Paulo, confirmando que se trata da nova variante da doença.

As autoridades afirmaram que o homem está bem, assintomático e imunizado com as duas doses da vacinada da Pfizer. "Ele está em isolamento domiciliar desde o último sábado e está sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside”, afirmou a Secretaria em nota.