Dia do Hambúrguer: saiba os segredos para preparar o lanche perfeito

Confira como preparar o hambúrguer perfeito e confira receitas especiais

Da Redação Publicado terça 28 maio, 2019

Confira como preparar o hambúrguer perfeito e confira receitas especiais
Para fazer os hambúrgueres, a carne moída deve ser o mais fresca possível - Banco de Imagem/Shutterstock

Ir ao restaurante com a família para comer hambúrgueres é sempre uma delícia, mas pode acabar saindo caro. Já pensou em preparar o prato em casa? AnaMaria conversou com chef Guilherme de Rosso, do bar Simples Assim, que ensina os segredos do lanche perfeito.

Para fazer os hambúrgueres, a carne moída deve ser o mais fresca possível, por isso evite usar aquela que está há tempos guardada na geladeira. Certifique-se também de utilizar somente um tipo de carne. Ela deve conter uma porcentagem de gordura, para dar mais sabor ao prato.

Tempere do seu jeito. Se gostar, use alho, cebola picada, salsinha... Mas fique atenta ao momento de jogar o sal e a pimenta: prefira acrescentá-los pouco antes de aquecer a carne, para que ela não perca suculência.

Grelhar ou fritar? Fica a gosto do freguês. Se optar pela primeira opção, faça discos mais grossos, e se quiser a segunda, mais finos. O ideal é que eles pesem entre 160 g e 250 g. Não passe mais de 5 minutos aquecendo cada lado do hambúrguer, para que não fique seco.

O segredo para que a carne não encharque o pão e ele se despedace na mão é tostar a parte interna do pão antes de colocar o hambúrguer no meio. Finalize com os acompanhamentos da sua preferência.

Confira duas receitas maravilhosas para te inspirar neste dia especial.

Hambúrguer com molho de gorgonzola e iogurte

(Foto: Divulgação)

Ingredientes
100 g de queijo gorgonzola
1 pote de iogurte natural
4 pães de hambúrgueres
4 hambúrgueres grelhados
15 folhas de rúcula

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o queijo e o iogurte até adquirir uma textura cremosa. Montagem: corte os pães ao meio e aqueça-os em uma frigideira. Coloque as folhas de rúcula sobre o pão. Por cima, o molho de gorgonzola e, por último, os hambúrgueres já grelhados. Sirva.

Hambúrguer vegetariano especial de palmito

(Foto: Ormuzd Alves)

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de palmito picado
2 pimentões vermelhos picados
1 colher (sopa) de salsa fresca picada
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de alho picado
2 colheres (sopa) farinha de rosca
1 ovo
Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem todos os Ingredientes até formar uma massa homogênea. Divida em três partes. Molde os hambúrgueres e leve à geladeira por 30 minutos. Leve-os ao forno, numa assadeira ligeiramente untada com azeite, até dourarem. Sirva com salada de folhas verdes e tomate-cereja.

Último acesso: 24 Sep 2020 - 20:17:27 (1063863).