AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Retornável

Dia do Meio Ambiente: saiba como fazer a reciclagem do lixo corretamente

Especialista explica o melhor jeito de fazer a separação do lixo em casa

Marcela Del Nero Publicado em 05/06/2019, às 12h01 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tanto o vidro inteiro quanto quebrado são aptos a serem reciclados - Banco de Imagem/Getty Images
Tanto o vidro inteiro quanto quebrado são aptos a serem reciclados - Banco de Imagem/Getty Images

Você sabia que quatro entre 10 brasileiros não separam o lixo em casa? Uma pesquisa do Ibope, realizada em 2018, mostrou ainda que 28% dos entrevistados não sabem identificar as cores das lixeiras de reciclagem. 

No entanto, a boa notícia é que 88% deles concordam que separar os materiais é a melhor forma de descartar o lixo. Neste Dia do Meio Ambiente, te convidamos a repensar suas atitudes.

Fabiana Lúcia Costa Santos, gestora do programa Ambientação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), conversou com AnaMaria Digital e respondeu as principais dúvidas sobre a divisão de dejetos. 

O MÉTODO IDEAL
O recomendado pela especialista é segregar os materiais. Ou seja, recicláveis (como plástico, vidro, metal e papel); orgânicos (como resto de comida e podas de jardim); e não recicláveis (como isopor, papel higiênico, fralda, absorvente íntimo, bombril usado, papel sujo com gordura) devem ser separados.

No entanto, Fabiana ressalta que é necessário verificar com a prefeitura local sobre qual o tipo de coleta feita no bairro onde você mora. “Isso porque não adianta fazer se o município não faz coleta seletiva e nem dispõe de locais de entrega voluntárias”, explica.

LAVAR OU NÃO?
Uma das principais dúvidas das pessoas é quando o material entrou em contato com água ou restos de alimento. A especialista esclarece que lavar é apenas uma opção viável para os plásticos. 

“A partir do momento que o papel entrou em contato com iogurte ou gordura, por exemplo, ele já não serve mais para reciclagem”, afirma.

VIDRO QUEBRADO RECICLA, SIM!
Tanto o vidro inteiro quanto quebrado são aptos a serem reciclados. O único cuidado que deve ser tomado na hora do descarte do quebrado é para segurança do lixeiro que vai recolher esse material. “É necessário enrolar em papel ou então, colocar dentro de uma garrafa pet”, aconselha Fabiana.

MAS PARA ONDE MEU LIXO VAI?
“Nas campanhas, os municípios fazem a divulgação sobre a coleta de forma inadequada e usuários se sentem negligenciado quando observam todos os produtos que separaram sendo descartados no mesmo caminhão”, informa a especialista. 

Segundo ela, é importante verificar se o próprio caminhão realiza essa divisão ou se é feita apenas no destino final dos dejetos. Para saber qual a cobertura de sua região, basta entrar em contato com a prefeitura local ou acessar o site do órgão.

COMO PRODUZIR MENOS LIXO
Existem algumas atitudes a serem tomadas que podem diminuir a emissão de lixo. Confira algumas dicas essenciais.

  • Prefira produtos in natura, sem embalagens plásticas;
  • Utilize sacolas reutilizáveis ao fazer compras;
  • Faça uma lista ao ir no supermercado, assim o desperdício de alimento é menor;
  • Doe roupas e sapatos em bons estados para quem precisa;
  • Diminua a utilização de utensílios descartáveis como copos, talheres e pratos.