Digital Influencer é acusada de apropriação cultural após foto no Instagram

Boca Rosa, que é branca e tem cabelo liso, aparece na imagem com o cabelo crespo

terça 8 janeiro, 2019
Três versões de Bianca Andrade: cabelo afro, com trança e ao natural
Três versões de Bianca Andrade: cabelo afro, com trança e ao natural Foto:Montagem/Reprodução/Instagram

Bianca Andrade, digital influencer famosa pelo perfil Boca Rosa no Instagram, com quase sete milhões de seguidores, causou polêmica na rede social ao publicar uma foto em que aparece com o cabelo afro, na noite da última segunda-feira (7).

Na legenda, ela escreveu: "A liberdade de ser mil Biancas numa só (esse foi o meu cabelo quando tirei as tranças! Me achei bonita e tirei uma foto!).

Notícias Relacionadas

EXOTIFICAÇÃO
O problema foi que muitos de seus seguidores começaram a acusar Bianca de apropriação cultural, que é quando símbolos negros, como dreads e tranças, por exemplo, são vistos como bonitos apenas quando pessoas brancas utilizam.

"Quando brancos usam esses símbolos, que têm toda uma carga histórica, viram objetos pro consumo e beleza", explicou uma seguidora, nos comentários. "A gente chama isso de 'exotificação'', ou seja, tornar exótico algo que é culturalmente importante para alguém."

No entanto, outros não viram nada demais na foto. "Gente, ela não quer ser negra, ela só mostrou como ficou o cabelo após tirar as tranças, gostou e tirou foto! Simples", disse um. "Tô horrorizada com as críticas. Negro pode usar cabelo liso "de branco" mas branco não pode usar cabelo crespo "de negro?", questionou outra.

Em dezembro, quando decidiu adotar tranças afro (rastafari), Bianca também foi duramente criticada em suas redes sociais.

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Alimentos certos podem te ajudar a controlar a pressão; entenda Saiba como controlar a pressão com os alimentos certos
  2. 2 Menopausa: ginecologistas dão dicas de como manter a libido
  3. 3 Esquizofrenia: o tratamento precoce reduz os danos
  4. 4 Confira dicas para manter os pés lisinhos durante o inverno
  5. 5 Pare agora de fumar: confira motivos e dicas para largar o hábito