AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

É possível manter a casa limpa e cheirosa com animais de estimação?

Saiba como manter a casa limpa e cheirosa com animais de estimação

Da Redação Publicado em 17/07/2019, às 13h32 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A caminha do bichinho também deve ser higienizada duas vezes por semana - Banco de Imagem/iStock
A caminha do bichinho também deve ser higienizada duas vezes por semana - Banco de Imagem/iStock

Pelos e sujeira espalhados pela casa são algumas das reclamações de quem possui pet. No entanto, a higiene dos ambientes é também uma questão de saúde, já que a presença de animais pode favorecer o desenvolvimento de doenças. 

Nesses casos, manter o local limpo, organizado e cheiroso é um desafio. Mas saiba que você não precisa abrir mão de conviver com os animais de estimação para conseguir uma casa bem higienizada e segura para a saúde de todos.

O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, como ficou conhecido no quadro “Tá Limpo”, no ‘Fantástico’, explica que existe uma série de doenças que podem ser provocadas pela presença dos pets, como sinusite, rinite, asma, giardíase e toxoplasmose.

AnaMaria Digital conversou com o especialista e separou dicas de limpeza incríveis para quem quer deixar a casa cheirosa e seu bichinho bem!

ATENÇÃO AOS PRODUTOS UTILIZADOS
"Antes de começar a limpar a casa, lembre-se que você tem um animal de estimação. Portanto, nunca use água sanitária e cloro nos locais onde o pet circula, pois esses produtos podem causar dermatite de contato", explica. 

A sugestão do especialista é que os tutores olhem sempre a composição dos produtos químicos na embalagem para ter certeza que não causará danos. 

"Produtos que levam amônia em sua composição também devem ser evitados, pois o cheiro estimula o cãozinho a urinar nos locais onde essa substância foi utilizada", aconselha.

ADEUS CHEIRO RUIM
Mesmo com a higiene do pet em dia, o odor do animal costuma predominar na maioria das casas. Para eliminar o cheiro, Roberto recomenda uma solução prática e eficiente.

"Em um balde, misture nessa sequência: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de amaciante. Coloque em um borrifador e utilize nos locais onde o cheiro está mais forte." 

Depois disso, para manter o odor agradável dos ambientes, opte por aromatizantes de ar com fragrâncias suaves.

XIXI NO LUGAR ERRADO
Mesmo os cães mais adestrados, vez ou outra, podem urinar no lugar errado. 

"Para limpar o xixi utilize um papel toalha ou pano e tire o excesso do líquido. Depois, borrife a mistura caseira para higienizar e eliminar o cheiro forte", recomenda o Dr. Bactéria.

TCHAU PELOS
Pelos podem provocar ácaros que, somados à sujeira habitual da casa, aumentam a possibilidade de crises alérgicas - nos proprietários e nos pets, podendo também provocar doenças respiratórias e alérgicas. 

Gatos, especialmente os mais velhos, costumam soltar muitos pelos por toda a casa. Quanto aos cachorros, isso ocorre especialmente nas épocas de troca de pelagem. Para dar uma aliviada no problema, a dica é manter sempre tosados e bem escovados.

"Quando os pelos estão por todo o chão da casa, para realmente eliminá-los, é importante evitar varrer o local, o que estimula a suspensão dos mesmos pelo ar. No chão, utilize um bom esfregão e panos de microfibra nos móveis, pois ambos retém a sujeira, mesmo as micropartículas, e evitam que o pelo seja transferido de um local para outro”, indica.

Os aspiradores de pó também são boas opções, especialmente para quantidades maiores de pelos. Para finalizar, Roberto sugere utilizar rolos adesivos para limpar o sofá, cama, entre outros.

ROUPA DE CAMA E UTENSÍLIOS
Para os donos que permitem que seus pets fiquem em camas é importante realizar a troca de fronhas, lençóis e cobertores duas vezes por semana. 

A caminha do bichinho também deve ser higienizada com a mesma frequência. Quanto aos utensílios utilizados por ele, como pratinhos e brinquedos, a limpeza deve ser diária.