AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Economize gás ao cozinhar as ceias de Natal e Ano Novo com nossas dicas

Peso do alimento influencia: dicas para economizar gás na hora de cozinhar

Da Redação Publicado em 20/12/2019, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Economize gás na hora de cozinhar - Getty Images
Economize gás na hora de cozinhar - Getty Images

O gás de cozinha é um dos itens que mais tem pesado no orçamento doméstico nos últimos tempos.

Com valores que podem variar até 30% em um mesmo bairro, consumidores que não querem pagar mais caro preferem pesquisar bastante.

Mas, com a família reunida para as festas, o fogão não fica parado por muito tempo. Assim, fazer o botijão de 13kg durar é um desafio.

Por isso, AnaMaria Digital conversou com Sheynna Hakim Rossignol, diretora geral do Chama no Brasil, e separou algumas dicas para que você possa aproveitar o Natal e Ano Novo em casa e fazer o gás durar.

1 - Fique atento ao peso do peru: o peso do alimento impacta no tempo de preparo, portanto seja preciso quanto ao número de pessoas que participarão da ceia. Isso evitará assar um peru maior do que o necessário e gastar mais gás.

2 - Preaqueça o forno pelo tempo necessário: alguns alimentos, como assados, requerem o preaquecimento do forno, mas não é preciso fazer isso por um longo período. Geralmente 10 minutos antes a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.

3 - Use panelas proporcionais à boca do fogão: o uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

4 - Use o vapor: enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.

5 - Atenção com as chamas: se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente - o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

6 - Use a tampa da panela: o preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

7 - Desapegue das panelas velhas: apesar da música dizer que ‘panela velha é que faz comida boa’, isso não leva em consideração a conta do gás. Panelas com fundos tortos e gastos ajudam a desperdiçar gás e, por isso, vale a pena investir em trocá-las. Dê preferência às panelas de materiais como inox de fundo triplo, elas distribuem e mantém o calor por mais tempo. Isso acelera o tempo de cozimento.

8 - Forno fechado e cheio: abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

9 - Janelas fechadas na cozinha: correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.

10 - Use a panela de pressão: se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

11 - Corte em pedaços menores: alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.